Núcleo de Jovens Empresários realiza workshop sobre clientes

Como se destacar no mercado e fidelizar clientes? Na noite desta terça-feira (23), o Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), realizou um workshop virtual, ministrado pelo consultor em Criatividade, Inovação e Marketing, Junior Gama. Em duas horas de encontro foi possível entender o valor da experiência e o quanto isso é decisivo para alavancar negócios.

Para compreender a evolução da experiência de consumo, Gama iniciou sua palestra citando o escambo, quando uma pessoa trocava um quilo de café de sua plantação, por um quilo de milho que precisava e não tinha.

“Nos primórdios, essa troca era possível porque os produtos tinham o mesmo valor. Com o advento da industrialização, o café passou a ser torrado e moído. Depois, algumas empresas agregaram valor ao processo e imprimiram suas marcas. Hoje, nós pagamos o equivalente a 10 quilos de milho por 500 gramas de café. Vocês sabiam que a rede Starbucks tem 35 milhões de publicações com a sua hashtag? Eu não considero seu café bom, mas guardo um copo pela experiência de consumo”, exemplificou o consultor.

Segundo ele, muitas empresas gastam energia na qualidade do produto, mas ainda refletem pouco sobre a experiência que pretendem provocar no cliente. É o caso de um site de busca por hotéis. No topo da lista aparece uma sugestão, cujos diferenciais são elencados: rede de internet, estacionamento e melhor custo benefício. “Mas, ao entrar nesta opção e visualizar as avaliações dos clientes, percebemos que em nenhum momento eles falam de internet ou de estacionamento. Eles mencionam atendimento, relação com funcionários. Falam de experiências e não de produtos”, enfatiza.

Na prática

Gama apresentou a síntese de uma pesquisa que apresentava fatores de perda de clientes. Em 3% dos casos foram relatados mudanças de endereço, 5% apostaram em um novo contato, 9% trocaram a empresa por razões competitivas; 14% estavam descontentes com o produto e 69% relataram o mau atendimento. “O que faz ganhar ou perder clientes são experiências, porque elas estão relacionadas ao atendimento”, reforça o consultor.

Entre as estratégias apresentadas para o fortalecimento da marca, está o que Gama chamou de “criar gavetas” do negócio. É o caso de produtos que transcenderam sua própria utilidade e se tornaram referências do segmento. Neste caso é possível citar o Bombril, mais conhecido do que esponja de aço, ou o energético RedBull, que basta beber e sentir-se com asas. Outra dica é imaginar o que o cliente fala sobre você e tornar esta relação mais pública, através de redes sociais.

“Só é necessário estar atento à expectativa gerada pelo negócio. Quando a expectativa é alta, é preciso que a experiência acompanhe este processo, sem o risco de gerar frustração”, adverte.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

PM de Brusque interrompe festa com som alto e aglomero

Por volta das 23h30min deste sábado (27), a Polícia Militar de Brusque foi informada que na Rua José Ramiro Dias, bairro Primeiro de Maio, estava acontecendo uma festa, sendo que havia som alto e aglomeração de pessoas. No local os policiais constataram o descumprimento do isolamento, bem como a perturbação com som alto. Foi lavrado o Termo Circunstanciado em desfavor do proprietário da residência e o aparelho sonoro foi...
Continuar lendo...

Brusque quer adotar protocolo contra Covid-19 aplicado em Manaus

Segunda-feira (13) o diretor-geral da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Brusque, Rodrigo Cesari, viajará para Manaus (AM), onde vai conhecer um protocolo diferente para pacientes que precisam de respiração artificial, para que, em breve, seja implantado em Brusque. “Este protocolo que eles seguem no Hospital Samel fez muito sucesso por ser menos invasiva e muito mais eficaz. Os pacientes que precisam de ventilação utilizam a cápsula...
Continuar lendo...

Defesa Civil divulga alerta meteorológico para esta semana

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulga aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual nesta segunda-feira-feira (6), com a previsão de  chuvas, frio e ventos fortes durante toda a semana.  Há uma atuação de uma área de baixa pressão que deixa o tempo instável e chuvoso a partir desta segunda-feira (6). Há previsão de uma nova frente fria, o que deve ocorrer na...
Continuar lendo...