Receita abre hoje consulta ao lote de restituição do IR

A Receita Federal abre hoje (23), às 9h, consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020. Mais de 3,3 milhões contribuintes receberão R$ 5,7 bilhões no lote de maior valor já registrado. O pagamento será dia 30 de junho.

Desse valor total, R$ 3,977 bilhões são para contribuintes com direito a prioridade no recebimento: 54.047 acima de 80 anos; 1.186.406 entre 60 e 79 anos; 89.068 pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave; e 937.234 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda mais de 1 milhão de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 4 de março.

O pagamento será feito no dia 30 de junho, data de encerramento do período de entrega das declarações do IRPJ/2020. Neste ano, os lotes foram reduzidos de sete para cinco, com pagamento iniciando antes mesmo do fim do prazo de entrega. O primeiro lote foi pago em 29 de maio.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento, por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Rapaz de 19 anos bate de moto contra poste

Bombeiros conduziram ao pronto-socorro do hospital de Azambuja um rapaz de 19 anos de idade que se feriu ao bater de moto contra um poste. Ele pilotava uma motocicleta Honda CG, placa de Brusque, quando sofreu acidente na Rua São Pedro, perímetro de Brusque, por volta de 7h40 da manhã desta sexta-feira (25). Segundo as informações dos socorristas, o jovem estava consciente, mas apresentando ferimentos no nariz, no queixo, contusão em uma das coxas e...
Continuar lendo...

Mais de 67% não querem volta das aulas presenciais em Brusque

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Brusque lançou no dia 24 de junho uma pesquisa com as famílias, pais e responsáveis pelos alunos matriculados na rede municipal de ensino. O intuito é de identificar a percepção acerca das atividades não presenciais e uma possível volta às aulas presenciais. Das 5.565 famílias que responderam até ontem, terça-feira (30), 67,7% se manifestaram...
Continuar lendo...

Boletim aponta novo bairro com maior número de casos de infectados em Brusque

A maioria dos casos registrados em Brusque de Covid-19  está no Centro, com 88 infectados. Destes, no momento 39 estão ativos.   O bairro Limeira vem logo atrás, com 87 casos no total. Porém, neste momento contabiliza o maior número de casos ativos da doença, com 52 pacientes.    O bairro São João hoje tem o menor número de casos registrados, com três pacientes, sendo dois casos ativos (ver nos...
Continuar lendo...