Segunda via da identidade pode ser tirada pela internet

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) disponibilizou à população catarinense, desde às 13h desta quinta-feira (18), a segunda via da carteira de identidade pela internet. A nova ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) após solicitação do IGP.

“No momento em que uma pandemia assola o mundo, esta ferramenta diminuirá a circulação de pessoas nas unidades de atendimento do IGP e Postos de Identificação conveniados, fazendo com que elas se dirijam ao IGP apenas uma vez, para retirar o documento pronto”, ressalta o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Para ter direito a 2ª Via Rápida o solicitante deve acessar o site do IGP, que é o www.igp.sc.gov.br/carteira-de-identidade/agendamento-da-carteira-de-identidade/. É necessário ter feito a primeira via do documento em Santa Catarina. A emissão só ocorrerá após o pagamento da taxa (R$ 38,78, guia DARE), cujo boleto será gerado antes do término da solicitação e apenas no site do IGP.

Objetivo é agilizar atendimento

Por ano, o IGP emite mais de 550 mil carteiras de identidade em Santa Catarina, e cerca de 70% delas são de segundas vias.

“O nosso objetivo é ampliar e agilizar o atendimento no setor de identificação civil, sem a necessidade de abertura de novas unidades de atendimento, contratação de novos atendentes ou aquisição de novos equipamentos, mas utilizando a tecnologia para automatizar as solicitações de documentos que já foram emitidos para o cidadão catarinense”, explica o diretor do Instituto de Identificação, Fernando Souza.

A própria ferramenta dirá ao cidadão se ele se encaixa ou não nos requisitos mínimos para poder solicitar a 2ª via rápida da carteira de identidade em Santa Catarina. Caso não se encaixe, o sistema o direcionará para o agendamento presencial.

Importante saber:

- O documento emitido na solicitação de uma 2ª via rápida terá exatamente os mesmos dados da última emissão em SC.

- Somente o próprio requerente poderá retirar a 2ª via rápida, sem exceções. No caso de menores de 16 anos, o responsável legal deverá estar junto para que o documento seja entregue.

- Por questões de segurança, as retirada da 2ª via rápida ocorrerá inicialmente somente em unidades do IGP/SC, após confronto papiloscópico para certificar a identidade do retirante presencial como sendo a mesma do requerente virtual.

- Qualquer alteração que necessite ser feita nos dados da carteira de identidade implicará obrigatoriamente na necessidade de atendimento presencial no IGP ou Postos de Identificação conveniados.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Keka acusa secretaria de usar dinheiro da Cosip indevidamente

Na sessão desta terça-feira (7) da Câmara Municipal de Brusque, o vereador Gerson Luiz Morelli (Podemos), o Keka, acusou a Secretaria de Obras da Prefeitura de utilizar de forma indevida recursos da Cosip, a taxa cobrada do cidadão para custeio do serviço de iluminação pública. Segundo o vereador, isso teria ocorrido entre os anos de 2017 e 2018. Durante a sessão, Keka apresentou números que seriam ou teriam sido utilizados...
Continuar lendo...

Reunião discute possibilidade de medidas mais restritivas em Brusque

Brusque fecha a semana com um total de 444 casos confirmados de Covid-19 (fora os 29 de testagem rápida realizados durante a tarde de sexta-feira). O aumento no número de infectados pelo novo Coronavírus mudou a classificação da região de risco alto para risco grave (conforme o governo do Estado). Frente a possibilidade da adoção de medidas mais restritivas na próxima semana, entidades de classe solicitaram uma reunião com o...
Continuar lendo...

Mega Motos realiza live em homenagem aos motociclistas

No mês do motociclista, a Mega Motos Honda apresenta, no dia 25 de julho, às 20h30, uma live com a banda Dick Vigarista. A live será com um repertório especial para motociclistas, com muito rock nacional e internacional. A banda brusquense Dick Vigarista está na estrada há mais de 21 anos e é formada pelos músicos Dudu Zendron (vocal), Rodrigo Bianchini (guitarra), André Serpa (baixo), Alex Gonçalves (bateria) e Arthur...
Continuar lendo...