(Vídeo) Abordagem violenta de guardas repercute mal em Itajaí

Imagens de uma abordagem truculenta de agentes de trânsito repercutiu mal para a Guarda Municipal de Itajaí (GMI). Nelas, um homem é rendido e colocado no chão, ao mesmo tempo que leva golpes de cassetetes. Ele caiu depois de ser atingido por um golpe de outro agente na abordagem.

A ação aconteceu na madrugada de domingo (14) e o vídeo circulou por mídias sociais esta manhã. O agente acerta o homem, que acabara de descer de uma moto, com movimento chamado, popularmente, de “voadeira”. Em seguida, ele é derrubado e enquanto o primeiro agente tenta dominá-lo, uma mulher, também membro da GMI, o acerta com golpes do cassetete.

A direção da GMI emitiu uma nota esta tarde sobre o assunto. O documento afirma que os agentes o perseguiam depois de ele ser encontrado em atitude suspeita, descumprir ordem de parada, fugir em alta velocidade, furando vários sinais de trânsito.

Veja, a seguir, a nota da GMI e, ao final, o vídeo.

"Em virtude da repercussão em torno da abordagem a um cidadão, na madrugada de domingo, 14 de junho, a Guarda Municipal de Itajaí vem a público esclarecer e elucidar os fatos:

A ação iniciou-se em um posto de combustíveis, na rua Benjamin Dagnoni, no Rio do Meio, por  volta da 1h05,  quando agentes avistaram um indivíduo tentando se esconder no interior do referido posto, o qual estava fechado.

Foi dada ordem de parada ao  masculino, que não obedeceu e, posteriormente, se evadiu do local em alta velocidade pela avenida Antônio Heil, sentido Itajaí.

Durante acompanhamento tático, foram acionadas outras guarnições. Na tentativa de fuga em alta velocidade, o motociclista não obedeceu às ordens de parada emanadas e ainda furou vários sinais de trânsito, além de adentrar em ruas estreitas.

A abordagem foi feita na rua Pedro Zaguini, no bairro Cidade Nova, e, segundo os agentes que participaram da ação, foi neste momento que o motociclista fez menção de estar armado.
Ainda conforme os guardas municipais presentes na ocorrência, durante o procedimento, outro indivíduo tentou resgatar o conduzido, primeiramente com ameaças e xingamentos direcionadas aos agentes. Foi dado voz de prisão também ao autor das ameaças, o qual, igualmente, resistiu com socos e chutes contra os agentes.

Ambos os autores foram conduzidos à Central de Plantão Policial (CPP) para as devidas providências.

Diante do ocorrido, a Coordenação da Guarda Municipal de Itajaí vai instaurar um procedimento administrativo para apurar a abordagem e a conduta dos agentes nesta ocorrência."

ASSISTA AO VÍDEO

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões