6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho

Neste sábado, 6 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi criada para lembrar e alertar a população sobre a importância do mesmo, responsável por diagnosticar precocemente, doenças genéticas e/ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou até mesmo a óbito, caso não sejam tratadas nos primeiros dias de vida dos bebês.

O Teste é obrigatório e gratuito em todo o território nacional, realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar dos bebês, que são enviadas para análise e podem identificar até seis tipos diferentes de doenças.

Em Brusque a realização dos testes é feita há 28 anos pela Clínica Uni Duni Tê, anexo a Apae de Brusque, em todas as crianças nascidas nas cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Com o teste, são investigadas doenças, como: Fenilcetorúria, Fibrose Cística, Hipotireoidismo Congênito, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase, Hemoglobinopatias e Anemia Falciforme.

Encaminhamentos

De acordo com a coordenadora da Clínica Uni Duni Tê, Valdete Batisti Archer, o Teste é uma triagem neonatal e além da coleta, é realizado acompanhamento caso haja alguma alteração, bem como o encaminhamento do bebê.

Para garantir a prevenção e impedir o desenvolvimento das doenças, a orientação é que o exame seja realizado preferencialmente no 3º dia de vida da criança, não sendo indicado ultrapassar o 5º dia de vida. Isso porque em algumas alterações e doenças é necessário que a partir do 14º dia de vida da criança já se inicie o tratamento, para que se evitem sequelas mais graves. “O ideal é que tenhamos o resultado do Teste o mais cedo possível, para que em caso de necessidade, sejam feitos outros exames complementares e possamos dar os encaminhamentos necessários para o tratamento”, acrescenta a coordenadora.

Desta forma, após a coleta, os exames são enviados para o Laboratório da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), em Curitiba (PR), que atualmente é o laboratório responsável pelos diagnósticos dos exames de todo o estado de Santa Catarina.

Os pais e também a Uni Duni Tê têm o acesso on-line dos resultados e, em caso da confirmação de alguma alteração, é feito o contato direto com a família. Em casos mais graves e urgentes, o laboratório entra em contato com a Clínica, que avisa e orienta a família.

Em Santa Catarina, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis é referência no atendimento e tratamento das possíveis alterações apresentadas pelo Teste do Pezinho, desta forma, os bebês que recebem algum diagnóstico são encaminhados até a unidade hospitalar.

Atendimentos

Em 2019 a Clínica Uni Duni Tê realizou 2.538 coletas no total, o que inclui também as re-coletas, já que em alguns casos, é necessário a repetição do exame. “Reforçamos que o Teste do Pezinho não é um diagnóstico, e sim uma triagem. Desta forma, em alguns casos há a necessidade de outros exames complementares”, explica Valdete.

Em 2020, somente no mês de maio foram realizados 196 atendimentos para coletas do Teste, na Clínica. “Nos três municípios também é feito um monitoramento na rede, em todas as crianças que nascem em Brusque, Guabiruba e Botuverá, onde é verificado se todas elas fizeram ou não o teste. É como uma busca ativa desses nascimentos. Em 2019 a Clínica entrou em contato com 322 famílias para ter a certeza se os testes foram realizados, já que muitas vezes a criança nasce em Brusque mas reside em outro município”, conta Valdete.

Segundo ela, em 2019, dos 322 contatos feitos, em 27 houve a necessidade de as Unidades de Saúde da Família mobilizassem os pais para a realização do exame, não só pela importância, mas também pela obrigatoriedade. “Por isso esse trabalho em rede, com as Secretarias e Unidades de saúde dos municípios, que são parceiros no programa, são tão importantes”, frisa.

Continuidade dos serviços

Mesmo com as restrições no período da pandemia, os Testes do Pezinho e da Orelhinha realizados pela Uni Duni Tê não foram interrompidos. Desta forma, a Clínica também adotou medidas de prevenção e orientação aos pais para a realização do mesmo.

Assim, os Testes são realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h (somente período da manhã). Para o atendimento é necessário entrar em contato pelos telefones ou (47) 98424-0617 ou 98459-0607, antes de ir até a sede da Uni Duni Tê. O uso de máscaras também é obrigatório e a indicação é que somente os pais dos bebês devem ir para o atendimento, acompanhando o recém-nascido, evitando levar crianças ou idosos.

“É um exame simples e que garante a prevenção de doenças que, se não tratadas, podem levar a consequências muito graves. Em 2019, tivemos uma média anual de 4 crianças com diagnósticos de doenças, que foram encaminhadas para tratamento. Que os pais possam vir, o mais cedo possível, fazer o exame e garantir a saúde e qualidade de vida de seus bebês”, complementa.

Na sexta-feira, 5 de junho, a mamãe Juliana Telles de Melo levou a pequena Ágatha Cristina Telles Rosa, de cinco dias de vida, para a realização do Teste. Moradora do bairro Poço Fundo, a mãe não deixou de ir até a Uni Duni Tê e garantir a realização do exame da filha. “Para mim é importante estar aqui, para sabermos se ela tem algum problema ou não. O quanto mais cedo soubermos melhor, para fazermos o tratamento adequado e garantir a saúde dela. Prevenir é essencial”, comentou na oportunidade.

Documentos necessários

Para a realização dos exames são necessários: Cartão Nacional do SUS (da mãe ou da criança); cópia do Comprovante de Residência da família; Certidão de Nascimento do bebê ou Declaração de Nascido-Vivo; Carteira de Saúde do bebê; CPF ou RG dos pais; carteira de Gestante da mãe.

Serviço

Teste do Pezinho

-Realizado pela Clínica Uni Duni Tê – Apae de Brusque

-De segunda à sexta-feira, das 8h às 10h

-Somente por agendamento, através dos telefones: (47) 98424-0617 ou 98459-0607

-A Uni Duni Tê fica na avenida Hugo Schloesser, nº 360, bairro Jardim Maluche, anexo a Apae de Brusque

-A Apae de Brusque também reforça que os demais serviços prestados pela instituição não estão sendo realizados. Apenas os Testes do Pezinho e da Orelhinha.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Jovem grávida que estava desaparecida é encontrada sem vida

Foi localizada morta dentro do carro uma mulher que estava desaparecida na cidade de Canelinha, no Vale do Rio Tijucas, desde a tarde de ontem, quinta-feira (27). Flavia Godinho Mafra não deu mais notícias à família desde o começo da tarde, quando teria saído para um chá de bebê. Ela estava grávida de 36 semanas. As informações iniciais são de que ela estava dentro de um carro Fox na região do bairro...
Continuar lendo...

Motorista embriagado capota o carro e é preso em Brusque

Um veículo Ford Focus, placas de Brusque, saiu da pista e capotou na noite de ontem, sábado ( 11), na rodovia Ivo Silveira, bairro Volta Grande, em Brusque. O acidente aconteceu por volta de 22:30. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o condutor do carro estava embriagado. Ele, um homem de 30 anos de idade, apresentava 0,70mg de álcool por litro de sangue. O homem não estava muito ferido, foi preso e levado junto com carro para...
Continuar lendo...

EM ATUALIZAÇÃO: Acidente leva duas pessoas a óbito

Na tarde desta sexta-feira (06), um acidente grave levou dois condutores a óbito. Por volta das 17h09 o Corpo de Bombeiros de Navegantes, com a ajuda da Alfa de Itajaí e o Arcanjo, foram acionados para atendimento de colisão em engavetamento de caminhão, caminhão, carro e moto. O acidente ocorreu na BR 470, na divisa entre Ilhota e Navegantes.  Infelizmente, duas pessoas vieram a óbito devido ao acidente. 
Continuar lendo...