Reunião entre empresários e prefeitos debateu volta das atividades

Representantes do setor empresarial, das prefeituras de Brusque, Guabiruba e Botuverá se reuniram no final da tarde de hoje, quinta-feira (4), na Unifebe, para discutir as medidas de retorno de atividades nas três cidades. Entre os temas debatidos estiveram os cuidados para evitar a propagação do Covid-19, transporte coletivo e educação. O encontro foi coordenado pela Associação Empresarial (Acibr).

A presidente da Acibr, Rita Conti, disse que o caso mais urgente a ser tratado é odo transporte, que teve o retorno anunciado para a próxima segunda-feira (8). Segundo ela, pesquisa feita pela entidade mostra que, de todos os setores, apenas o metalúrgico não tem enfrentado problemas com serviço, pois tem por tradição contratar ônibus para deslocar seus colaboradores.

“O têxtil, por exemplo pela quantidade de pessoas, se torna inviável e depende muito do transporte coletivo público”, pontuou ela.

O diretor administrativo da empresa Santa Luzia, Artur Klann, também esteve no encontro e confirmou que o serviço estará de volta, com regras a serem cumpridas para evitar a propagação da doença. Auxiliado pelo vice-prefeito,, Ari Vequi, ele lembrou que o funcionamento se dará apenas de segunda a sexta-feira e não terá ônibus nos domingos.

Comércio

Marcelo Gevaerd, presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), disse que as vendas caíram muito, mas está sendo possível manter ainda. O mês de maio vendeu entre 15% e 25% a menos que o mesmo período do ano passado.

“Estávamos indo muito bem até 15 de março. A economia estava indo muito bem”, frisou, confirmando que a Fecomércio vai disponibilizar cursos gratuitos para a região com objetivo de fomentar o turismo e a economia.

O empresário Fabricio Zen, presidente da CDL, disse que cresceram as consultas em SPC e Serasa, o que demonstra preocupação do comerciante com a venda.

O lojista está preocupado com a movimentação de pessoas nas edições do Sábado Fácil, que será realizado no próximo final de semana. Vários materiais foram disponibilizados pela federação do setor com orientações sobre a Covid-19. A sugestão que se tem dado é de que o lojista disponibilize máscaras a clientes que não tiverem.

Construção civil

Fernando de Oliveira, presidente do Sinduscon, disse que houve uma movimentação de todos para retomar as atividades ainda em abril. As promessas do governo federal, de investimentos da Caixa Econômica Federal com financiamentos, deve deixar o setor mais tranquilo em breve.

Educação

O padre Claudio Piontkewicz, do Colégio São Luiz, falou em nome das instituições de ensino privado, disse estar preocupado com o retorno, pois muitos pais não vão voltar. Uma pesquisa em nível estadual mostrou que 70% dos pais não querem enviar os filhos para a escola neste momento. Para ele, é preciso fazer uma pesquisa da situação lá pela metade de julho.

Saúde

O secretário municipal da Saúde, Humberto Fornari, explanou sobre os números de atendimentos e as ações realizadas pelo poder público no combate à pandemia desde março. Destacou que

Prefeitos

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), disse estar preocupado com o retorno de todas as atividades sob risco de se perder tudo o que foi conseguido em termos de proteção de vidas neste período. Ele criticou levemente, embora não tenha dado nomes, prefeituras que integram a associação, mas que raramente participam dos encontros. Demonstrou preocupação com as medidas a serem tomadas, afirmando que elas devem ser ajustadas de forma correta para evitar a autuação por parte do Ministério Público.

Já o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, relembrou as ações feitas pela Prefeitura, em conjunto com as entidades empresariais para conter o avanço do Coronavírus. Citou casos de cidades da região, como Itajaí, que enfrentam condição bem pior em número de casos e de mortes.

Nene Colombi, prefeito de Botuverá, disse que a responsabilidade de liberar o retorno das atividades foi colocada nas costas dos prefeitos. Frisou que a Ammvi vai mostrar ao governo do estado que está fazendo sua parte.

Cinema

O empresário Sandro Baran, dono da rede de cinemas Gracher, lamentou a demora no retorno das atividades e a liberação do setor. Disse que, embora não seja considerada atividade essencial, é negócio e muitas pessoas dependem do setor.

Rodovia Antonio Heil

O comandante da PM de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, falou sobre ações de fiscalização de excesso de velocidade e transporte clandestino na rodovia Antonio Heil. Frisou que o excesso de velocidade na via tem causado muito transtorno e exigido maior atenção por parte das autoridades policiais.

Unifebe

A reitora da Unifebe, Rosimari Glatz, elogiou as pessoas envolvidas nas ações durante a pandemia. Frisou que nenhuma autoridade causou desconforto ou envergonhou a região com suas atuações. 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Parque das Esculturas reabre para visitação pública

O Parque das Esculturas está reaberto desde a última quinta-feira (18). O local ficará aberto das 8h às 17h para visitação das obras de arte. O uso de máscaras será obrigatório no local e será disponibilizado álcool gel para os visitantes. A partir da reabertura, não é mais permitida a entrada com alimentos no local. “Muitas pessoas iam ao parque fazer piquenique, mas neste momento...
Continuar lendo...

Plano de desenvolvimento econômico de Brusque é apresentado

Com o objetivo de identificar e planejar os setores econômicos da cidade para promover o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população, o Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brusque e a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) lançaram na tarde desta quarta-feira (24) o Brusque Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEN). A solenidade contou com a presença do prefeito de Brusque, Jonas...
Continuar lendo...

Reunião em Brusque discute futuro de catarinenses no Brasileiro de Basquete

A Federação Catarinense de Basketball reuniu nesta quarta-feira (4) em Brusque, dirigentes e representantes dos clubes catarinenses para discussão sobre o futuro do Campeonato Brasileiro de Basquete. Estiveram presentes membros da diretoria de todos os times catarinenses previamente inscritos na competição: Brusque Basquete/FME/Trimania/Aradefe, Apab/Blumenau, Unisociesc/Joinville, Blackstar (Joinville). Os clubes realizaram uma webconferência com os...
Continuar lendo...