Chuva e frio marcam começo de junho em todas as regiões

Santa Catarina sofre com uma forte estiagem desde o início do ano. Porém, o cenário pode começar a mudar nos próximos dias. Estão previstas chuvas para sexta-feira, dia 5, que devem se intensificar por todo o estado entre os dias 11 e 12 de junho. Além disso, o frio também apareceu.

Na quinta-feira (4), a massa de ar frio e seco começa a perder força. Porém, o amanhecer ainda dever ser de temperaturas baixas. As mínimas devem variar de 3°C e 8°C nas regiões do Oeste e Planalto Sul e entre 10°C e 13°C nas demais áreas. Mas a frente fria volta no sábado, dia 6, e irá favorecer registros negativos e a formação de geadas no fim de semana em Santa Catarina.

A previsão, apesar de positiva, não significa uma melhora definitiva no deficit hídrico causado pela estiagem no estado. A chuva prevista para junho é aguardada principalmente no Litoral e Vale do Itajaí, regiões mais afetadas pelo fenômeno nos últimos dois meses. Em abril e maio, o percentual ficou bem abaixo da média nessas regiões, com totais entre 20 e 40 % da média climatológica do mês, segundo dados da Epagri/Ciram. No Oeste e Meio-Oeste, os totais ficaram mais elevados, com acumulados que ultrapassaram os 150 milímetros em maio, alcançando a média histórica do mês.

Julho e agosto terão um volume de chuvas que variam de na média e abaixo da média climatológica, logo, a chuva será mal distribuída e irregular nos meses seguintes a junho.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões