Moradores cobram retomada da obra de macrodrenagem

Moradores do bairro Nova Brasília, mais precisamente da região da rua Joaquim Zucco, estão cobrando da Prefeitura de Brusque, a continuidade das obras de macrodrenagem naquela área. Ontem, segunda-feira (01), à tarde, um grupo de representantes da comunidade participou de reunião com membros do governo para tratar do assunto.

De acordo com o que foi tratado no encontro, a Prefeitura vai fazer um novo projeto, conforme acerto feito com a Caixa Econômica Federal, que concordou com a situação. As primeiras medições devem ser feitas até, no máximo, 15 de dezembro deste ano. A conclusão está programada para junho de 2021.

“É a última obra da bacia dessa comunidade, que vem acarretando problemas seríssimos de alagamentos”, disse o vereador Jean Pirola, que esteve presente na reunião.

O presidente da Associação de Moradores do Nova Brasília, Maciel Grimm, acompanhado de outras pessoas que residem no bairro, afirma que a entidade vai acompanhar cada passo da execução dos trabalho. Ele destacou que percebe a boa intenção da Prefeitura em agilizar o serviço, mas que a comunidade não pode esperar, devido aos constates problemas que vem enfrentando om temporais, quando estes ocorrem.

“Somente neste ano foram dois alagamentos de grandes proporções, gerando inúmeros prejuízos a moradores e empresários desta localidade”, destacou no encontro.

Na reunião, ficou definido o Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) tem o prazo até dia 30 de junho de 2020 para apresentar o novo projeto, que deve ser em forma de túnel nos primeiros 100 metros. Após essa etapa, será feito novo processo licitatório para contratação de empresa que vai executar a obra.

“Vamos ficar atentos a esses prazos, para que possamos cumprir o mais breve possível e dar uma solução a essa comunidade, que, há muitos anos, é castigada pela enxurradas. Principalmente as de Verão”, disse o vice-prefeito, Ari Vequi.

Também estiveram no encontro a diretora do DGI, Andrea Volkmann, e o engenheiro do órgão, Rafael Knihs, além do ex-vereador Alessandro Simas.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

(VÍDEO) Vítima quase foi arremessada dentro do ribeirão

A colisão entre um carro e uma motocicleta deixou um pessoa ferida na manhã desta quarta-feira (5) no bairro Dom Joaquim. O acidente foi no cruzamento da Travessa Dom Joaquim com a Rua Expedicionário Benjamim Decker, por volta de 10h20. O condutor de uma moto Titan, placa de Brusque, seguia no sentido Dom Joaquim ao Cedrinho. Ele passou pela lombada próximo do local do acidente, quando colidiu contra a Partner, também de Brusque. Com o choque, ele foi...
Continuar lendo...

Defesa Civil realiza balanço sobre estiagem no município

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque realizou o balanço de chuvas do trimestre no município, por conta da estiagem enfrentada pela região nos últimos meses.  Março registrou acumulado de chuvas de 19,3 milímetros (a média para este mês é de 165,8 milímetros). Abril registrou 23,3 milímetros (média de 108,6) e maio 10,86 (média 104,5).  De acordo com os dados...
Continuar lendo...

Chuva ameaça estrutura da UBS de desmoronamento

A Prefeitura de Brusque por meio da Secretaria de Obras está monitorando o trecho das proximidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poço Fundo, após ser detectado um  pequeno desmoronamento depois das chuvas das últimas horas. O local está passando por melhorias que visam a substituição da drenagem por uma galeria pluvial de três metros de altura por três de largura. O atual sistema não comporta o...
Continuar lendo...