DECRETO 630/2020 - GOVERNO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA SES 68265/2020 1

DECRETO Nº 630, DE 1º DE JUNHO DE 2020

Altera o Decreto nº 562, de 2020, que declara estado de calamidade pública em todo o território catarinense, nos termos do COBRADE nº 1.5.1.1.0 - doenças infecciosas virais, para fins de enfrentamento à COVID-19, e estabelece outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso das atribuições privativas que lhe conferem os incisos I, III e IV, alínea “a”, do art. 71 da Constituição do Estado, conforme o disposto na Lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e de acordo com o que consta nos autos do processo nº SES 68265/2020, DECRETA:

Art. 1º O art. 8º do Decreto nº 562, de 17 de abril de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 8º Ficam suspensos, em todo o território catarinense, sob regime de quarentena, nos termos do inciso II do art. 2º da Lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020:

I – até 2 de agosto de 2020, o ingresso no território catarinense de veículos de transporte interestadual de passageiros, público ou privado, bem como de veículos de fretamento para transporte de pessoas, excetuados os casos expressamente autorizados pelos Secretários de Estado da Saúde e da Infraestrutura e Mobilidade;

II – até 2 de agosto de 2020, as aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo, o qual deverá ser objeto de reposição oportunamente;

III – até 5 de julho de 2020, o calendário de eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), bem como o acesso público a eventos e competições da iniciativa privada;

IV – até 5 de julho de 2020, as atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, parques temáticos, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que acarretam reunião de público.

§ 1º Ficam autorizados, a partir de 8 de junho de 2020, os estágios obrigatórios e as atividades práticas presenciais curriculares nos laboratórios de cursos superiores.

ESTADO DE SANTA CATARINA SES 68265/2020 2

§ 2º As aulas presenciais de cursos superiores poderão ser autorizadas a partir de 6 de julho de 2020 por meio de ato conjunto dos Secretários de Estado da Saúde e da Educação.

§ 3º Após as datas previstas nos incisos I a IV do caput e nos §§ 1º e 2º deste artigo, as autoridades sanitárias municipais poderão estabelecer medidas específicas que suspendam ou restrinjam as atividades, a fim de conter a contaminação e a propagação do coronavírus em seus territórios.” (NR) Art. 2º O art. 9º do Decreto nº 562, de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 9º A governança das medidas sanitárias adotadas no território estadual será compartilhada com os Municípios nas respectivas regiões de saúde, cabendo aos entes municipais a deliberação a respeito do funcionamento de atividades públicas ou privadas em seus territórios, de acordo com as informações técnicas emanadas pelas autoridades sanitárias federal, estadual e municipais, bem como com as recomendações sanitárias e epidemiológicas do COES, a fim de conter a contaminação e a propagação do coronavírus.

§ 1º A pactuação estabelecida entre os Municípios abrangidos pela respectiva região de saúde poderá orientar as deliberações das autoridades sanitárias municipais quanto às medidas de enfrentamento do coronavírus.

§ 2º Para fins do disposto neste Decreto, as regiões de saúde são definidas por meio de ato do Secretário de Estado da Saúde. § 3º O COES deverá emitir protocolos sanitários e epidemiológicos a respeito de atividades públicas e privadas, a fim de orientar as autoridades sanitárias municipais.

§ 4º Ficam ratificadas as portarias do COES editadas até 8 de junho de 2020, sendo consideradas protocolos sanitários para fins de tomada de decisão pelas autoridades sanitárias municipais.”

(NR) Art. 3º O art. 11 do Decreto nº 562, de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 11.

......................................................................................... .....................................................................................................

XXXIX – atividades industriais; ............................................................................................”

(NR) Art. 4º Este Decreto entra em vigor em 8 de junho de 2020, com prazo de vigência limitado ao disposto nos §§ 2º e 3º do art. 1º e no art. 8

º da Lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. ESTADO DE SANTA CATARINA SES 68265/2020 3

Art. 5º Ficam revogados os seguintes dispositivos do Decreto nº 562, de 17 de abril de 2020: I – o art. 10; II – os §§ 4º e 5º do art. 11; e III – o art. 21.

Florianópolis, 1º de junho de 2020.

CARLOS MOISÉS DA SILVA Governador do Estado

AMANDIO JOÃO DA SILVA JUNIOR Chefe da Casa Civil

ALISSON DE BOM DE SOUZA Procurador-Geral do Estado

THIAGO AUGUSTO VIEIRA Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

NATALINO UGGIONI Secretário de Estado da Educação

ANDRÉ MOTTA RIBEIRO Secretário de Estado da Saúde, designado

Dúvidas ou Sugestões

Acidente no bairro Guarani leva a óbito

Na tarde deste sábado (4), por volta das 18h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento em acidente de trânsito na rua Ernesto Bianchini, próximo a igreja do bairro Guarani. De acordo com informações dos Bombeiros, o carro, Ford Courier, rodou, colidiu contra um muro e posteriormente contra outro veículo, um Prisma vermelho, conduzido por uma mulher de 38 anos. Infelizmente, o condutor do veículo Ford Courier, um...
Continuar lendo...

Bruscão renova contrato com técnico Jersinho Testoni

O Brusque Futebol Clube renovou contrato com o técnico Jerson Testoni, popular Jersinho. O novo vínculo com o quadricolor vai até 31 de julho de 2022.  O mister do marreco tem muita história com o Brusque FC. O ex-lateral esquerdo assumiu a equipe no fim do primeiro turno da Copa SC de 2019, diante do clássico e conquistou a primeira vitória na retomada para o seu primeiro título como treinador.  Pedido pela torcida, Jerson...
Continuar lendo...

Anvisa autoriza testes para outra vacina contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a empresa chinesa Sinovac Biotech a realizar testes para uma nova vacina contra o novo coronavírus. O teste da vacina deve ser feito em 9 mil pessoas, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. O estudo aprovado pela Anvisa se refere a um ensaio clínico fase III duplo-cego, controlado com placebo. Antes de dar a...
Continuar lendo...