Mesmo de forma virtual, a sessão da Câmara de Vereadores de Brusque desta terça-feira (26) deu o que falar. Tudo por conta de uma colocação feita pelo vereador Gerson Luiz Morelli (Podemos), que mencionou um bate-boca em rede social entre o presidente do Democratas de Brusque, Jones Bosio, e o procurador geral da Prefeitura, Edson Ristow. O termo “rachadinha” foi exposto por ele em uma postagem em que Ristow fez referência a Bosio.
“Na ocasião, Dr. Edson faz acusações contra Jones Bosio (DEM), dizendo que conhece o telhado dele e diz para ele que deve tomar cuidado com as “rachadinhas”, prática conhecida como divisão de propina”, soltou ele no espaço destinado a discussões sobre os projetos, cobrando do líder do governo na casa, vereador Rogério dos Santos, que é do DEM, que busque apurar a fundo as colocações feitas por Ristow.
O comentário causou desconforto e a ira dos membros do partido e outras legendas. Isso porque Keka nominou todos os membros do DEM. Apenas a bancada de oposição deu respaldo, afirmando que Keka fez certo e isso tem que ser apurado.
“Todo esclarecimento em relação ao serviço público é necessário sim. Parabéns vereador Keka pelo questionamento e a comunidade brusquense merece sim uma resposta. Até porque muito se "DISCURSA" em não se colocar todos na "VALA COMUM", portanto não vejo problemas em o vereador buscar esclarecimentos a respeito das duvidosas situações expostas por agentes públicos”, disse Marcos Deichmann (Patri).
O vereador Leonardo Schmitz, do DEM, foi mais duro na resposta a Keka.
“Isso já virou brincadeira. Queres aparecer, excelentíssimo vereador Keka, pinta o nariz de vermelho e sobe num poste aí todo mundo vê. Poxaaa”, disse ele.
Jean Pirola (Progressista) frisou que aquele momento não era o apropriado para isso.
“Desnecessário. Tem meios legais e regimentais para fazer isso. Absurdo a falta de respeito com o regimento desta casa, senhor presidente, independente do objeto”, comentou ele.
O vereador doutor Celso, do DEM, também condenou a postura de Keka.
“Meu repúdio a forma como o senhor vereador Keka aborda a matéria envolvendo o procurador e o presidente do Democratas. Aí, sim , querendo envolver e denegrir pessoas que nada tem a ver com o assunto”.
O assunto só terminou com a intervenção do presidente da casa, Ivan Martins (DEM), que cobrou de Keka que se ativesse aos projetos em discussão.
O assunto levado pelo vereador do Podemos aconteceu há algumas semanas. Em uma publicação no Facebook, Bosio e Ristow trocaram farpas. Nela, o presidente do DEM diz que o procurador “só pode estar contaminado sobre efeitos de remédios”.
Em resposta, Edson Ristow chamou Bosio de guri, dizendo que ele deveria ter cuidado com o telhado de vidro e mencionando: “Cuidado com a rachadinha – pois te explicar pessoalmente se você não entendeu”.
A reportagem não conseguiu contato com Bosio e com Ristow até a publicação deste material, para falar sobre o assunto, mas irá procurá-los para ver se desejam se manifestar a respeito.