(VÍDEO) Dona Trude destaca a essência da cultura guabirubense

Aos 26 anos de idade, a atriz Jenifer Schlindwein está fazendo sucesso com uma personagem de caracteristicas cômicas em Guabiruba. É a Dona Tude, figura que caiu no gosto popular pelo sotaque carregado ao melhor estilo alemão.

Trajetória de atriz no teatro que começou quando ela tinha apenas seis anos de idade. Foi durante uma peça apresentada na escola. "Percebi que poderia provocar sensações na plateia", relembra Jenifer.

A partir daí, Jenifer foi se aprimorando, fazendo cursos, se inteirando mais com o mundo das artes, em especial no teatro. Até que atuação nos palcos passou de um hobby para profissão. Formou-se em artes cênicas, participou de grupos de teatro e hoje dá aula em Guabiruba sobre o assunto na Fundação Cultural. 

E engana-se quem pensa que Dona Trude é nova (não na idade) em tempo de existência. O tom para o humor de Jennifer surgiu também aos 11 anos de idade, com um personagem que guarda características iguais a que interpreta e faz sucesso atualmente. 

"Quando criei essa personagem, em 2017, junto com meu amigo Luiz Gustavo, fizemos uma pesquisa em Guabiruba por todos os bairros, conversando com várias pessoas. Fizemos várias entrevistas e nessas coletamos muitas informações, que culminaram para que criássemos o Rubens e a Dona Trude", conta a atriz.

A aparição de Dona Trude pela primeira vez se deu no espetáculo Escuta Aqui, do qual Jenifer integrava o elenco. O sucesso foi tamanho que a atriz percebeu que  poderia adaptar a personagem diversas realidades do cotidiano guabirubense. 

Jenifer considera o humor como uma das tarefas mais difíceis de ser executadas dentro das artes. Manter uma plateia rindo por longo tempo é um trabalho difícil, afirma.

"Você não pode perder o tempo da piada. Então, tem que estar o tempo todo calculando. Tem que improvisar muito e a Dona Trude e permite fazer isso, improvisar muito".

A personagem ganhou notoriedade recentemente com vídeo em redes sociais onde descreve, de forma bastante humorada, os principais pontos típicos e a gastronomia de Guabiruba. E é exatemente isso que a tornou tão querida, acredita a atriz. 

Dona Trude nada mais é do que uma personagem que simboliza a figura da mulher coluna de origem alemã. É inspirada em uma moradora da cidade que foi entrevistada por Jenifer. Figura que pode ser encontrada não apenas em Guabiruba, mas em diversas cidades da região que trazem essa característica.

"É uma forma de levar essa cultura para outras pessoas e, também, de propiciar momentos de bem-estar. Dona Trude entra muito no meu propósito de vida, que é fazer bem para as outras pessoas através da arte", pontua Jenifer.

Colaborou Camila Costa

Assista o vídeo

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões