Defesa Civil emite alerta sobre as condições do tempo

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulga aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira (22). O boletim informa sobre a passagem de uma frente fria, que provoca chuva em Santa Catarina. 

Na região norte do Estado espera-se temporais. Com a chuva intensa e acúmulo de volumes consideráveis em curto período de tempo há possibilidade de alagamentos pontuais. 

 “Vale destacar que essa chuva prevista para hoje ainda não é o suficiente para amenizar a situação de estiagem em Brusque. Este mês temos um acumulado 89% menor do que o esperado. Mesmo com a chuva que está prevista ficaria em torno 59% nosso déficit”, avalia o diretor da Defesa Civil de Brusque, André Cristiano Archer. 

Queda de temperatura
 
A partir de de sábado (23) até terça-feira (26) será registrada baixa de temperatura em todas as regiões do Estado, sobretudo nos locais mais altos.   

Na noite de sábado e madrugada de domingo (24) há pequena chance de chuva congelada e neve isolada nas áreas altas do Planalto Sul. No início da semana, as madrugadas serão as mais frias, com mínima de - 5°C a 4ºC e formação de geada ampla, nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana. 

Em situação de frio intenso, a recomendação da Defesa Civil é para que se evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas, mantenha os ambientes bem ventilados, e se tenha atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores de rua). Animais domésticos também devem ser abrigados nas noites mais frias. 

Por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19), a orientação é para que toda a população higienize frequentemente as mãos com água e sabão, utilize álcool em gel e mantenha o isolamento ou distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório na rua e em estabelecimentos comerciais. 

A Defesa Civil de Brusque orienta ainda, para o uso consciente da água, por conta da estiagem registrada nos últimos meses. “Está proibido o uso da água para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos e muros”, lembra Archer. 

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Santa Catarina passa de sete mil casos de coronavirus

Santa Catarina chegou a 7.016 casos confirmados de Covid-19, sendo que 4.101 se recuperaram e 2.794 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 26. Desde o início da pandemia, 121 óbitos já foram causados pelo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,72%. As cidades de Agrolândia, Águas Frias, Alfredo Wagner, Curitibanos, Imbuia e Lontras passaram a fazer parte da lista das que...
Continuar lendo...

Vereador causa desconforto ao citar bate boca e mencionar "rachadinha"

Mesmo de forma virtual, a sessão da Câmara de Vereadores de Brusque desta terça-feira (26) deu o que falar. Tudo por conta de uma colocação feita pelo vereador Gerson Luiz Morelli (Podemos), que mencionou um bate-boca em rede social entre o presidente do Democratas de Brusque, Jones Bosio, e o procurador geral da Prefeitura, Edson Ristow. O termo “rachadinha” foi exposto por ele em uma postagem em que Ristow fez referência  a...
Continuar lendo...

Nova Trento confirma quinto caso de Coronavírus

A cidade de Nova Trento registrou o quinto paciente com Covid-19. Trata-se de uma mulher, 34 anos, que está já no 10º dia de isolamento. Ela apresentou dor no corpo, na garganta, febre e mal estar geral. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, seu quadro de saúde é estável. Ainda de acordo com as informações repassadas pelo setor, é possível que ela tenha se contaminado quando esteve em Florianópolis. O...
Continuar lendo...