Brusque participa de encontro do Fórum Parlamentar Catarinense

Na quinta-feira (21) foi realizado em São João Batista o Fórum Parlamentar Catarinense, composto pelos 16 deputados federais e pelos três senadores do estado. Em pauta, o cenário de Santa Catarina frente à pandemia de Coronavírus (Covid-19) e reivindicações do setor calçadista, uma das principais atividades do município sede do encontro. Marcaram presença no evento, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do município, Ademir José Jorge. 

“A reunião foi importante, pois discutiu a situação do Coronavírus em nível nacional e principalmente em Santa Catarina. Foi discutida também a crise econômica e o que fazer para resgatar a economia. A participação dos ministros também foi importante. Foi comentado também sobre o retorno das aulas, que ainda não têm uma data prevista”, explica Paegle. 

A produção do setor calçadista caiu cerca de 70% e mais de 2,9 mil trabalhadores foram dispensados desde a metade de março.  “Como a nossa indústria é produtora de itens não essenciais, a perspectiva é que a crise se prolongue mais por aqui do em outras cidades”, pronunciou-se o prefeito de SJB Daniel Netto Cândido durante a reunião, realizada no Centro Cultural Batistense.

Para o coordenador do Fórum, deputado federal Daniel Freitas, a crise econômica vai muito além das questões sanitárias. “A Covid-19 instalou uma crise social e econômica sem precedentes e de efeitos ainda incertos. Estamos diante de uma redução brusca do faturamento das empresas e isso exige a tomada de medidas para a sobrevivência dos negócios pois, assim, preserva-se também a saúde financeira dos cidadãos”, ressaltou. 

Representação política

Realizada atendendo a todos os protocolos de distanciamento social, a reunião contou com a presença também dos deputados federais Rogério Peninha Mendonça e Darci de Matos, além da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, e do deputado estadual Altair Silva. O governador Carlos Moisés participou por videoconferência.

“O debate e a busca conjunta de soluções para os desafios impostos pela pandemia a Santa Catarina são muito importantes. O Estado fez a coisa certa, decretou o isolamento antes e isso nos permite hoje, diante do vulto dessa emergência de saúde pública mundial, o controle da situação e a redução da curva de contágio por coronavírus no Estado. Todas as medidas de flexibilização estão sendo tomadas com responsabilidade, preservando a prioridade de salvar vidas, mas permitindo a manutenção de atividades econômicas com segurança. Agradecemos o apoio de todos até aqui e reforçamos a importância de nos mantermos unidos para vencermos esta luta”, destacou o Chefe do Executivo Estadual.

Outros parlamentares componentes do Fórum e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Júlio Garcia, também participaram de forma remota da reunião. Assim como o Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Jorge Luiz Kormann, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys.

“Novas medidas voltadas à abertura de crédito estão sendo implementadas agora e terão reflexos nas próximas semanas. No entanto, estamos abertos ao diálogo com os setores que não forem atendidos por estas medidas transversais”, destacou o representante do Ministério da Economia.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Comerciantes sinalizam estacionamento evitando multas aos clientes

O número de multas aplicadas em relação aos motoristas que estacionam de forma irregular ocupando calçadas e passeios vem crescendo, conforme dados divulgados pelo comandante do 18º Batalhão da Polícia Milita de Brusque, tenente-coronel Otávio Ferreira Filho. Os dados foram apresentados no dia 15 de outubro, quando ele esteve participando ao vivo do programa Rádio Revista Cidade. Conforme as estatísticas apresentadas, de janeiro a setembro, em 2019 foram 350 multas e, em 2020,...
Continuar lendo...

Brusque registra mais uma morte por Covid-19

A Vigilância em Saúde de Brusque informa a 25 morte associada ao coronavírus. A vitima é um homem de 52 anos morador do bairro Santa Rita com histórico de comorbidades e que apresentou os primeiros sintomas no dia três de julho. Segundo o histórico médico, passou pelo Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios no dia nove. Foi internado no hospital de Azambuja em 13 de julho e encaminhado a unidade de...
Continuar lendo...

Unifebe inicia campanha do agasalho deste ano

Já pensou em doar as roupas e calçados de inverno que você não usa mais e ainda ajudar quem precisa? Participe da Campanha do Agasalho 2020, promovida pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe), e transforme o inverno de dezenas de famílias carentes. Para participar basta doar moletons, gorros, luvas, jaquetas, calças, calçados ou qualquer outra peça em bom estado. Os itens arrecadados serão encaminhados para a...
Continuar lendo...