Brusque participa de encontro do Fórum Parlamentar Catarinense

Na quinta-feira (21) foi realizado em São João Batista o Fórum Parlamentar Catarinense, composto pelos 16 deputados federais e pelos três senadores do estado. Em pauta, o cenário de Santa Catarina frente à pandemia de Coronavírus (Covid-19) e reivindicações do setor calçadista, uma das principais atividades do município sede do encontro. Marcaram presença no evento, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do município, Ademir José Jorge. 

“A reunião foi importante, pois discutiu a situação do Coronavírus em nível nacional e principalmente em Santa Catarina. Foi discutida também a crise econômica e o que fazer para resgatar a economia. A participação dos ministros também foi importante. Foi comentado também sobre o retorno das aulas, que ainda não têm uma data prevista”, explica Paegle. 

A produção do setor calçadista caiu cerca de 70% e mais de 2,9 mil trabalhadores foram dispensados desde a metade de março.  “Como a nossa indústria é produtora de itens não essenciais, a perspectiva é que a crise se prolongue mais por aqui do em outras cidades”, pronunciou-se o prefeito de SJB Daniel Netto Cândido durante a reunião, realizada no Centro Cultural Batistense.

Para o coordenador do Fórum, deputado federal Daniel Freitas, a crise econômica vai muito além das questões sanitárias. “A Covid-19 instalou uma crise social e econômica sem precedentes e de efeitos ainda incertos. Estamos diante de uma redução brusca do faturamento das empresas e isso exige a tomada de medidas para a sobrevivência dos negócios pois, assim, preserva-se também a saúde financeira dos cidadãos”, ressaltou. 

Representação política

Realizada atendendo a todos os protocolos de distanciamento social, a reunião contou com a presença também dos deputados federais Rogério Peninha Mendonça e Darci de Matos, além da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, e do deputado estadual Altair Silva. O governador Carlos Moisés participou por videoconferência.

“O debate e a busca conjunta de soluções para os desafios impostos pela pandemia a Santa Catarina são muito importantes. O Estado fez a coisa certa, decretou o isolamento antes e isso nos permite hoje, diante do vulto dessa emergência de saúde pública mundial, o controle da situação e a redução da curva de contágio por coronavírus no Estado. Todas as medidas de flexibilização estão sendo tomadas com responsabilidade, preservando a prioridade de salvar vidas, mas permitindo a manutenção de atividades econômicas com segurança. Agradecemos o apoio de todos até aqui e reforçamos a importância de nos mantermos unidos para vencermos esta luta”, destacou o Chefe do Executivo Estadual.

Outros parlamentares componentes do Fórum e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Júlio Garcia, também participaram de forma remota da reunião. Assim como o Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Jorge Luiz Kormann, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys.

“Novas medidas voltadas à abertura de crédito estão sendo implementadas agora e terão reflexos nas próximas semanas. No entanto, estamos abertos ao diálogo com os setores que não forem atendidos por estas medidas transversais”, destacou o representante do Ministério da Economia.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Mais um dia de treino em ritmo de reaquecimento

O Brusque FC realizou nesta tarde de quarta-feira (27), no CT do clube, o segundo treino com bola da semana, respeitando os protocolos de segurança como a utilização de máscaras e higienização dos equipamentos. Novamente, a comissão técnica dividiu o elenco em dois grupos e o treino durou cerca de uma hora e meia. O técnico Jerson Testoni comandou o treino de mobilidade e finalização. O auxiliar-técnico...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Cavaleiro da Esperança passa por Brusque em busca de ajuda

Já imaginou alguém montar a cavalo e sair sem rumo para poder ajudar outras pessoas? Pois é, existe, sim, quem faça isso. É o zootecnista gaúcho  Gilberto Luiz. Ou, o Cavaleiro da Esperança, que está em Brusque em uma caminhada que não tem prazo para acabar. Gilberto segue de cidade em cidade pedindo ajuda para pessoas que passam por dificuldade. E esta não é a primeira vez. Em 2016, ele percorreu a cavalo 2,7...
Continuar lendo...

Governo estuda pagar quarta parcela do Auxílio Emergencial

O governo federal anunciou na última semana que estuda a possibilidade de uma quarta parcela do auxílio emergencial para os prejudicados pela pandemia. O valor de R$ 600 ainda será revisto, podendo ser reduzido.  Inicialmente, o beneficiário tem direito a até três parcelas do auxílio. Podem receber a ajuda os trabalhadores informais, integrantes do Bolsa Família e pessoas de baixa renda. Até o momento, cerca de 59...
Continuar lendo...