Universidade cria plano de retorno gradual às aulas

 

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) criou um Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais. O planejamento prevê a retomada em etapas das atividades presenciais, assim que o estado determinar o relaxamento das medidas de quarentena.

O documento foi pautado nas experiências vividas e documentadas pelo setor educacional, nas normativas dos órgãos reguladores da Educação Superior (MEC) e leva em consideração as orientações das autoridades de saúde, a identidade institucional e as especificidades das atividades dos cursos da UNIFEBE.

“O objetivo desse planejamento é nortear as ações presenciais, prezando pela segurança e saúde de nossos alunos, colaboradores e comunidade em geral. O retorno gradual às aulas presenciais é de fundamental importância para que nossos estudantes possam retomar suas atividades acadêmicas e manter sua rotina de estudos, sobretudo, com relação aos componentes curriculares, que, por sua natureza, não podem ser cursados de maneira não presencial”, frisa a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Para a elaboração do Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais a instituição levantou o quantitativo de acadêmicos presentes na universidade por dia de semana e a capacidade física de cada laboratório e espaços a serem utilizados nas atividades. A partir do diagnóstico, a UNIFEBE criou protocolos de acordo com a prioridade de retorno das aulas práticas dos componentes curriculares.

Os protocolos

Os protocolos institucionais nortearão as ações administrativas e pedagógicas e deverão ser observados por acadêmicos, docentes, técnico-administrativos e comunidade externa, enquanto estiverem nas dependências da UNIFEBE.

Protocolo de Saúde

Voltado ao combate e à disseminação da pandemia da COVID-19, a instituição adota medidas de higiene, de acordo com as orientações dos órgãos de saúde. Dentre as ações está a organização de salas de aulas, laboratórios, espaços de convivência e administrativos com distância mínima de 1m², higienização rigorosa em todos os espaços da instituição, disponibilização de álcool em gel 70%, uso obrigatório de máscaras e fiscalização e disponibilização de local para aferição da temperatura. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), a Clínica Escola e Serviços de Psicologia e os demais espaços de atendimento externos trabalharão com atendimento agendado e individualizado. Para evitar o aglomero de estudantes nos espaços de convivência da universidade, a UNIFEBE também realizará os intervalos de maneira intercalada entre as turmas.

Protocolo Didático-Pedagógico
Neste protocolo, a instituição propõe em etapas o retorno das aulas presenciais.

1ª etapa – primeiras oito semanas:
Retorno de até 25% dos estudantes e docentes que não se enquadram no grupo de risco. Nesta fase voltam as atividades práticas, de laboratório e estágios curriculares obrigatórios. As disciplinas teóricas continuam em formato take-home.

2ª etapa – cinco semanas seguintes:
Retorno de até 75% dos estudantes e docentes que não se enquadram nos grupos de risco. Nesta fase voltam as atividades práticas, de laboratório e estágios curriculares obrigatórios. As disciplinas teóricas continuam em formato take-home.

3ª etapa –
Retorno de 100% dos alunos e docentes às atividades presenciais.

“É importante lembrar que este plano não tem uma data específica para início, pois não temos uma previsão de retorno das aulas presenciais. Entretanto, as atividades administrativas já acontecem presencialmente na instituição desde o dia 13 de abril. As medidas citadas no documento levam em consideração o contexto atual da pandemia da COVID-19, e podem ser readequadas de acordo com novas orientações das autoridades de saúde e de novas normativas no âmbito da Educação Superior”, conclui a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Governo anuncia retorno das cirurgias eletivas nos hospitais

O governo do estado anunciou hoje que as cirurgias eletivas serão liberadas para ser realizadas a partir da próxima semana. O comunicado foi feito pelo governador Carlos Moisés e pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. De acordo com o secretário, a medida afetará os procedimentos relacionados ao trabalho do estado, bem como de hospitais privados que também estão suspensos desde 17 de março. Para...
Continuar lendo...

Colisão entre motos e carro termina com vítimas no hospital

Acidente envolvendo duas motos e um carro deixou os condutores das motocicletas feridos na tarde de ontem, terça-feira (26), em Brusque. Foi por volta de 13h46, na rua Alberto Muller, bairro Limeira Baixa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu um Ford Fiesta, conduzido por uma mulher de 43 anos, uma Honda CG Titan, cujo condutor tem 20 anos, e outra Honda Titan, esta conduzida por um homem de 19 anos de idade. Os dois motociclistas foram levados ao pronto socorro...
Continuar lendo...

ANS suspende atividades de sete planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu, temporariamente, a comercialização de sete planos de saúde, devido a reclamações referentes à cobertura assistencial. Os planos, cuja lista pode ser conferida no site da ANS, são todos da operadora Unimed Norte/Nordeste. A suspensão faz parte do monitoramento periódico da agência para acompanhar o desempenho dos planos de saúde. A...
Continuar lendo...