Crianças de 11 e 12 anos já podem se vacinar contra meningite

Brusque já começou a ofertar a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra as doenças Meningocócicas (meningite, meningococcemia) causadas pela bactéria Neisseria Meningitidis (meningococo) dos sorogrupos A, C, W e Y. A vacina é indicada para crianças de 11 e 12 anos de idade, em dose única. 

“Pais que possuem filhos nesta idade devem procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência e para vacinar. É importante ter em mãos o cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A vacina é uma importante aliada no combate à meningite, que antes era disponível só na rede privada e agora todos tem acesso”, reforça a diretora de Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes.

A Doença Meningocócica é uma infecção bacteriana grave que, se não for tratada a tempo, pode deixar sequelas como atraso mental, surdez, cegueira e, até mesmo, levar à morte em algumas horas. Os principais sintomas são: dor de cabeça intensa e febre elevada e de início súbito, vômito, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele.

A transmissão da Doença Meningocócica ocorre por meio das vias respiratórias, no contato com secreções, gotícula do nariz e da garganta expelidas pela fala, tosse e espirro. A propagação é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação. 

Além de tomar a vacina, é importante seguir algumas recomendações para evitar a transmissão da doença: manter os ambientes bem ventilados, lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter rigorosa higiene com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas; e evitar aglomerações.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Casal de idosos tem a residência atingida por incêndio

Uma residência foi atingida por fogo na manhã deste domingo  (24), no bairro Volta Grande, em Brusque. No local vivem um homem de 75 anos de idade e uma mulher de 70. Os dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros por volta de 9h50 da manhã. De acordo com as informações dos socorristas, o fogo teria começado a partir de um fogão à lenha encostado na parede de madeira da residência. A fumaça e a chama chamaram...
Continuar lendo...

Mais um passo dado para o retorno do futebol em Santa Catarina

Mais um passo importante na caminhada organizada e segura que está sendo feita para a volta do futebol profissional em Santa Catarina foi dado nesta quarta-feira (27). Um encontro reuniu representantes das entidades que comandam o futebol no estado e membros do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES). Na reunião, que durou cerca de uma hora, em Florianópolis, foi apresentado o Guia de Sugestões Protetivas para a Volta do...
Continuar lendo...

Bruscão confirma renovação de contrato de mais um atleta

O Brusque FC acertou a renovação de contrato com o zagueiro Cleyton até 31 de maio de 2021. Seguindo o que a diretoria havia prometido, mais um atleta que esteve presente no elenco campeão brasileiro continuará no quadricolor. O zagueiro chegou em 2012 no Brusque e tem 159 jogos, nos quais marcou oito gols, além de ter conquistado os títulos da Copa SC de 2018 e 2019, a Divisão de Acesso de 2015, o Brasileiro Série D e a Recopa...
Continuar lendo...