Lançado canal para registro de denúncias trabalhistas

A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia lançou um canal para registro de denúncias trabalhistas no portal Gov.br. Com a nova ferramenta, o objetivo é que o trabalhador não tenha que ir a uma das unidades das superintendências regionais do Trabalho do Ministério da Economia para registrar uma reclamação.

Assim, diz a secretaria, há redução de custos e melhora na gestão pública, e servidores que atuavam no atendimento presencial poderão ser deslocados para realizar outras atividades.

Como denunciar

O canal pode ser usado para denúncias, reclamações e registro de irregularidades trabalhistas. É preciso cadastrar o CPF - Cadastro de Pessoas Físicas - e uma senha na área de acesso ao portal Gov.br.

Não é possível fazer denúncia anônima, mas os dados do denunciante são sigilosos e não serão divulgados no curso de uma possível fiscalização. O tempo estimado para realizar uma denúncia trabalhista é de cerca de 15 minutos.

No caso de trabalho análogo ao de escravo, não é exigida a identificação do denunciante no Gov.br, mas a denúncia deve ser feita pelo Sistema Ipê, disponível também no portal Gov.br.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Igreja anuncia retorno das missas presenciais nas comunidades

Depois de quase um mês de retomada das celebrações na igreja matriz, em 25 de abril, a Paróquia São Luís Gonzaga anuncia que as missas também voltarão a acontecer nas comunidades entre os dias 30 e 31 de maio. Já a catequese e demais atividades pastorais seguem suspensas. “Tivemos um bom resultado na organização e acolhida dos fiéis, bem como no cuidado com a vida dos padres e de todas as pessoas durante...
Continuar lendo...

Criança catarinense desaparecida há dois anos é encontrada no Mato Grosso do Sul

A agonia de um pai que procurava pela filha desaparecida por dois anos chegou ao fim nesta sexta-feira (22). Ágatha Nunes, hoje com oito anos, sumiu da cidade de Joinville em 2018, mas foi localizada esta semana no interior do Mato Grosso do Sul. Uma verdadeira operação de resgate foi montada para trazê-la de volta a Santa Catarina. A mãe tinha sumido com a criança. Reportagem do ND Online deste sábado (23) relata que a menina havia sido levada...
Continuar lendo...

Ciclista é atingida por carro na rodovia Ivo Silveira

Uma mulher de 20 anos de idade ficou ferida depois de ser atingida por um carro na rodovia Ivo Silveira, bairro Steffen, em Brusque. Ela estava em uma bicicleta e a colisão foi com um Ford Fiesta, perto das 14h deste domingo (24). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ela teve ferimentos nos ombros e na cabeça. A mulher foi imobilizada e levada ao pronto-socorro do hospital de Azambuja.  O Fiesta tinha como motorista um homem de 41...
Continuar lendo...