Demissões no setor do vestuário de Brusque crescem 79%

A crise que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe em todo o planeta atinge centenas de trabalhadores e trabalhadoras de Brusque e região. A situação atípica em todos os setores da economia, que a cada dia acabam desempregando mais e mais pessoas, se reflete na realidade local. É o que tem sido notado no setor de vestuário.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest), foram registradas 679 rescisões no setor do vestuário nos meses de março, abril e maio (até o dia 14), um número 79,16% maior que os dados do mesmo período em 2019.

“Sempre tivemos uma rotatividade grande no setor do vestuário, mas a pandemia nos trouxe um cenário pior e cercado de incertezas. Os números que temos são referentes as rescisões homologadas no sindicato, ou seja, de trabalhadores com mais de oito meses de contrato de trabalho, que a empresa tem obrigatoriedade de passar pelo Sintrivest”, comenta a presidente da entidade, Marli Leandro.

Segundo ela, houve o registro de 300 rescisões a mais que em 2019. Os contratos de trabalho de menor tempo, as rescisões e acertos acontecem na própria empresa, mas o sindicato acredita que também houve rescisões de trabalhadores nesta situação.

Outro dado divulgado pelo Sintrivest é o número de empresas que suspenderam os contratos de trabalho de seus colaboradores, ou reduziram suas jornadas e salários, conforme Medida Provisória nº 936 do Governo Federal.

Segundo os números, há em torno de 250 empresas do setor nessa condição. Quando se fala em redução, a grande maioria optou ou por 50% ou por 70%. Poucas reduziram apenas 25%.

Orientações aos trabalhadores

A presidente do Sintrivest coloca que é importante que os trabalhadores e trabalhadoras estejam cientes dos cuidados que devem tomar tanto no que diz respeito à sua saúde, quanto à sua questão financeira.

“O que temos percebido é que as pessoas estão segurando, cuidando, gastando o necessário, pois é um momento de incertezas. Àqueles que estão neste período de ajuda emergencial, ou no seguro desemprego, ainda estão de certa forma amparados financeiramente, porém, não há perspectiva de conseguir um novo emprego quando isso acabar.

Atendimentos no sindicato

Desde o dia 27 de abril, o Sintrivest retomou os atendimentos em sua sede em Brusque e subsede em Guabiruba, somente com agendamento. Desta forma, consultas médicas ou odontológicas, homologação de rescisões, atendimentos na área jurídica, dúvidas trabalhistas ou reembolsos, podem ser agendados pelos telefones 3351-1373 (Brusque) e 3308-7787 (Guabiruba). Vale ressaltar que o Salão de Beleza na sede em Brusque e as consultas odontológicas na subsede em Guabiruba, seguem suspensos

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Empresa anuncia resultado satisfatório de vacina contra o Covid-19

Uma empresa norte americana de biotecnologia anunciou ontem, segunda-feira (18), que teve avanços positivos nos testes de uma vacina contra o Covid-19. Os resultados foram obtidos na fase inicial de ensaios em um número de voluntários. De acordo com informações da agência de notícias, France Presse, os testes reagiram positivamente no controle da doença em oito pacientes. O motivo foi de comemoração, pois, para a empresa, a...
Continuar lendo...

Fora da cadeia há dois meses, ela diz traficar para se manter

Uma mulher de 43 anos de idade foi presa pelo Pelotão Tático da Polícia Militar (PPT) com 137 buchas de cocaína e 177 pedras de crack na noite deste sábado (23). A prisão aconteceu na cidade de Tijucas e ela disse aos policiais que estava vendendo a droga porque precisava "se manter", após ter saído recentemente do presídio. Segundo a PM, a droga apreendida com ela soma mais de R$ 11 mil. De acordo com relato da...
Continuar lendo...

Veja quais agências da Caixa na região vão abrir neste sábado

A Caixa Econômica Federal vai abrir neste sábado (30) várias agências em todo o país para pagamentos presenciais do Auxílio Emergencial. O atendimento será das 8h às 12h. Nem todas as cidades da região terão o serviço de atendimento do banco nessa data.  Apenas nas cidades de Brusque e São João Batista abrirão as portas. No caso de Brusque, somente na agência do Centro, na Barão...
Continuar lendo...