Áudio de WhatsApp sobre uso de máscaras no carro é falso

Um áudio que circula em grupos de WhatsApp chama atenção das pessoas para a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro dos carros na cidade de Brusque. Nele, um homem diz que foi parado em uma blitz no bairro Limeira e orientado a usar o item, sob pena de ser punido em outra abordagem.

O homem afirma que a partir de agora será obrigatório o uso de máscaras dentro do carro e até para andar de moto. Ele menciona, inclusive, que a Polícia Militar estaria realizando as blitze a fim de cobrar o uso e que quem não utilizar será multado.

O subcomandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque, capitão Ciro Adriano da Silva, disse que o áudio é falso.

“A parte de multa é fake. Mas soube que o pessoal da saúde cobra dos motoristas que tenham máscara consigo quando sair de carro, o que é bem coerente, pois pode ser necessário parar no mercado ou em algum outro local em que será necessário o seu uso”, frisa ele.

O comandante do 18º BPM, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, lembra que para que haja autuação por parte da polícia é necessário que isso esteja em lei.

“A não ser que daqui a pouco o prefeito baixe um decreto, dando respaldo para ser aplicada multa pela Guarda de Trânsito. O que não é o caso até o presente momento”, pontua ele.

Sobre o assunto, o que há em vigor é um decreto do prefeito tornando obrigatório o uso de máscaras em espaços de circulação pública, como ruas e calçadas, além de estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. O decreto não define punição e as equipes do setor de saúde têm feito trabalho no sentido de pedir que a população use as máscaras para não haver proliferação do Covid-19.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões