Cartilha orienta empresários da região sobre Covid-19

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) lançou uma cartilha de orientação para as empresas associadas à entidade, que representam mais de 60 mil empregos na cidade e região. O documento foi apresentado na última segunda-feira (11).

“Em momentos como este, a ACIBr se mantém atenta também às demandas de saúde do trabalho e prioriza a divulgação de informações importantes ao empresário sobre a higienização dos ambientes e fornecimento de materiais como máscaras, álcool em gel, demais EPIs e medidas de distanciamento para conter o avanço do novo coronavírus”, destaca a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.

A cartilha foi elaborada pelo assessor jurídico da ACIBr, o advogado Osmar Peron Júnior, tendo como base as portarias 356/2020 e 454/2020, editadas pelo Ministério da Saúde.

“Elas determinam as medidas de isolamento que devem ser adotadas por médicos e autoridades em casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus (Covid-19). É necessário salientar que o isolamento também se aplica a todas as pessoas que residem na mesma casa, podendo durar até 14 dias”, explica Peron Júnior.

Segundo ele, é necessário que as empresas mantenham a observância do tema para evitar sanções legais em caso de descumprimento, além de passivos trabalhistas por expor os demais colaboradores a uma pessoa com suspeita de contaminação.

“Também reforçamos a recomendação de medidas de controle no acesso às empresas, impedindo a entrada de qualquer colaborador ou terceiro que apresente sintomas compatíveis com o novo Coronavírus”, pontua.

Nesta mesma linha, o assessor jurídico reforça a importância de medidas que promovam a limpeza e higiene do ambiente de trabalho. O distanciamento entre colaboradores para evitar aglomeração e a busca de alternativas para as pessoas que formam o grupo de risco, como o trabalho remoto, por exemplo, também devem ser observadas.

“Por fim, é essencial que todas as medidas adotadas sejam devidamente documentadas, a fim de que as empresas tenham meios de comprovação caso sejam questionadas por autoridades competentes”, enfatiza.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carro bate contra poste e motorista foge do local do acidente

Um veículo Gol bateu contra um poste na madrugada deste sábado em Brusque. Desta vez o caso foi registrado na Travessa Lagoa Dourada bairro Souza Cruz por volta de 1 hora da manhã. Conforme as informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, o veículo bateu contra um poste e não havia ninguém. O motorista fugiu do local. Este foi o segundo caso de acidente de veículo contra poste em que o motorista sumiu em menos de 24...
Continuar lendo...

Festival fotográfico Verde Olhar inicia na próxima semana

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque promove, a partir da próxima segunda-feira (1º), o festival fotográfico Verde Olhar em Tempos de Pandemia – Mostre o que você viu além da sua janela. “Regatamos nosso concurso fotográfico ‘Verde Olhar’, de forma um pouco diferente. Nosso objetivo é não fazer um concurso, mas sim um festival fotográfico, onde as pessoas enviem registros...
Continuar lendo...

Demissões no setor do vestuário de Brusque crescem 79%

A crise que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe em todo o planeta atinge centenas de trabalhadores e trabalhadoras de Brusque e região. A situação atípica em todos os setores da economia, que a cada dia acabam desempregando mais e mais pessoas, se reflete na realidade local. É o que tem sido notado no setor de vestuário. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e...
Continuar lendo...