Incêndio está destruindo parque na região de Botuverá

Guarnição do Corpo de Bombeiros Militar e uma equipe do ICMBio combatem incêndio no Parque Nacional Serra do Itajaí, em Botuverá. O fogo começou pela manhã e avança por toda a área. Do início do combate, foram várias horas de trabalho até o final do dia desta segunda-feira (11) em uma operação que reuniu oito combatentes.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque, capitão Jackson Luiz de Souza, a baixa umidade e o tempo seco, aliados aos ventos, têm favorecido a propagação, que atinge os topos   dos morros que circundam Botuverá. "As condições de acesso e combate são muito difíceis e distantes, pois se trata de mata fechada, com grande quantidade de vegetação seca e densa depositadas sobre o solo e que queimam por baixo, dificultando o combate direto", frisa ele.

Uma equipe do Batalhão Aéreo, com a aeronave Arcanjo-04 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, da qual integram dois bombeiros militares de Brusque, realizou alguns vôos hoje à tarde a fim de verificar com mais precisão a extensão do incêndio e seus danos. Os trabalhos de combate serão retomados amanhã, terça-feira (12).

As causas são desconhecidas, porém, sabe-se que cerca de 99% dos incêndios florestais tem interferência humana, seja através da falta de cuidados ao realizar acampamentos ou mesmo eventuais caçadores na área do parque, afirma o comandante dos bombeiros. 

A Polícia Militar Ambiental também foi acionada para apurar os eventuais agentes causadores e, ainda segundo o comandante, o fogo já consumiu em torno de sete hectares de vegetação.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Prorrogado prazo de entrega da declaração do IR deste ano

Cerca de 32 milhões de pessoas físicas ganharam prazo maior para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O prazo, que acabaria em 30 de abril, foi estendido para 30 de junho. Segundo a Receita Federal, apesar de a entrega das declarações neste ano estar em ritmo superior ao do mesmo período do ano passado, o órgão  concordou em prorrogar o prazo depois de ouvir relatos de contribuintes confinados em...
Continuar lendo...

Cresce o número de casos recuperados de Covid-19 em SC

Santa Catarina tem 56% dos casos de Covid-19 recuperados. A informação foi repassada durante diária feita pelo governador Carlos Moisés e sua equipe no final desta tarde em Florianópolis. Do total de 5.175 caos de pessoas infectadas desde o início da pandemia, são 2.929 curados até o momento, além de outras 2.161 pessoas que estão recebendo acompanhamento. Os dados divulgados mostram que a doença respiratória...
Continuar lendo...

Quadrilha é pega com R$ 11 mil em roupas furtadas e eletrônicos

Uma quadrilha foi flagrada quando tentava furtar lojas em uma galeria comercial. Com três dos presos, a polícia achou roupas e produtos que somavam algo na casa de R$ 11,3 mil. Um dos bandidos conseguiu fugir. O crime ocorreu na madrugada desta sexta-feira (22), na cidade de Indaial. Os policiais militares foram conferir chamado sobre a tentativa de furto e flagraram o grupo. Um foi pego ali e os demais fugiram a pé. A PM seguiu atrás e quando eles...
Continuar lendo...