Plano de Desenvolvimento terá ações para minimizar crise

Com o intuito de auxiliar os setores econômicos de Brusque e estruturar ações dos eixos definidos pelo Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), o Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura, está focando em ações para minimizar os impactos da crise por meio de eixos estratégicos de Construção Civil, Inovação, Educação e Tecnologia, Eletrometalmecânica e Confecção. 

Objetivo do plano é criar junto aos empresários de cada setor, estratégias que poderão impactar diretamente na economia do município. O Pedem é uma das soluções do Programa Cidade Empreendedora.

“Já estamos desenvolvendo ações e estratégias para o desenvolvimento econômico do município desde o ano passado, na fase de planejamento. Hoje, mesmo antes do plano lançado, algumas ações do projeto já estão em andamento e agora nesse cenário de crise. Mais do que nunca é importante planejar e desenvolver a economia da nossa cidade. Tenho certeza que o esse Plano vem no sentido de subsidiar as melhores estratégias, para termos os melhores resultados e uma breve retomada do crescimento econômico do nosso município”, avalia o diretor geral da secretaria de Governo e Gestão Estratégica, André Vechi. 

Durante a pandemia do Coronavírus, os trabalhos para alinhar as estratégias de cada eixo estão sendo realizados por reuniões online. No eixo de Construção Civil uma das ações é a criação de um sistema para a Prefeitura, com o objetivo de realizar pedidos de alvará online para facilitar a vida do empresário do setor junto à municipalidade. 

Já nos eixos de Confecção e Eletrometalmecânica, o plano está buscando capacitações sem custo junto ao SESI SENAI destinada a pessoas desempregadas, para que sejam capacitadas para trabalhar nesses setores. No momento, a estratégia está em fase de diagnóstico com os sindicatos para ver qual a mão de obra será necessária. 

No eixo de Inovação, Educação e Tecnologia, os empresários participantes do Plano estão desenvolvendo o projeto de uma Feira de Inovação e Tecnologia de Brusque (FITECH), com o objetivo de aproximar os alunos do setor para formar futura mão de obra. A ideia é realizar a feira com aproximadamente 4,8 mil estudantes de 15 escolas do município gerando desafios que estimulem o jovem a inovar. A expectativa é de que a feira seja realizada no segundo semestre de 2021.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ademir José Jorge, com o Plano, o Sebrae conseguiu auxiliar a prefeitura a encontrar um caminho para os setores que mais impactam no município. “Estamos passando por um período difícil na nossa economia e precisamos cada vez mais criar ações junto às entidades de classe para fortalecer os setores que trazem renda para o município. Com o levantamento de dados do Sebrae e as estatísticas do que nosso município precisa, tenho certeza que conseguiremos fazer o mercado reaquecer e ter uma cidade melhor”, ressalta.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Comércio de Guabiruba comemora vendas no Dia das Mães

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba - CDL comemora as vendas obtidas pelo comércio da cidade na véspera do Dia das Mães. Entre os associados pesquisados, todos registraram aumento de faturamento.  “Tivemos um associado inclusive que dobrou as vendas no período, em relação ao ano passado. Outro chegou a 80% das vendas de 2019. Mesmo quem não vendeu o que esperava, ou precisava, ainda assim classificou os resultados...
Continuar lendo...

Carros batem de frente e uma pessoa morre na rodovia Ivo Silveira

Um homem morreu em um acidente de trânsito na Rodovia Ivo Silveira região do bairro Batêas em Brusque na tarde deste sábado. A colisão frontal envolveu um Fiat Palio e uma Ecosport nas proximidades da empresa Quimisa. Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram deslocados até a região mas quando chegaram lá o homem já estava sem vida. Um casal e uma criança que estavam na EcoSport foram levadas pelas...
Continuar lendo...

Mulher morre ao bater carro de frente contra caminhão

Uma mulher de 40 anos de idade morreu ao bater o carro de frente com um caminhão esta tarde na SC 108, entre São João Batista e Nova Trento. Rudineia Fumagalli dirigia um Peugeot, de Camboriú, e faleceu no local do acidente. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a mulher foi encontrada com o corpo projetado para frente, já sem os sinais vitais.  A colisão foi contra um caminhão Ford Cargo, cujo motorista...
Continuar lendo...