Troca do sistema de semáforos custará perto de R$ 500 mil

Esta semana, a quantidade de semáforos desligados ou intermitente chamou atenção dos motoristas em Brusque. Ontem, sexta-feira (8), vários deles na área central estavam com o problema, exigindo atenção dos motoristas e pedestres que trafegavam. A Prefeitura estuda a implantação de um sistema mais moderno, mas que demanda valor lato de investimento.

O secretário de Trânsito e Mobilidade, Renato Bianchi, afirma que esse sistema permitiria, por exemplo, o controle à distância dos equipamentos. Porém, o valor a ser investido fica na casa de R$ 500 mil para a aquisição e montagem  da estrutura.

“No caso de um acidente em determinada via poderia ser ajustado o trânsito com a abertura ou fechamento de semáforos”, pontua ele, afirmando que, hoje, esse processo precisa ser feito manualmente e de maneira presencial. Atualmente, há mais de 30 semáforos espalhados pela cidade.

 Sobre a situação dos semáforos piscando, ele explica que, muitas vezes, isso é causado por quedas de energia. Quando ela retorna, os equipamentos desarmam.

Uma equipe de sinalização faz a manutenção toda quarta-feira. As trocas de temperaturas costumam fazer, também, com que se desarmem, segundo ele.

Há um levantamento de informações em andamento para transformar o sistema em algo sincronizado. Mas isso anda a passos lentos.

“Só se formos puxando cabo de um semáforo ao outro para conseguir sincronizar eles. Têm placas muito diferentes uma da outra. Umas que são ainda da década de 90 até hoje. É preciso padronizar, mas é um custo bem elevado”, destaca ele.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Motorista é preso sem CNH e bêbado após se acidentar

Na noite deste sábado (9), por volta das 19h, um homem de 30 anos de idade foi preso pela Polícia Militar após se envolver em acidente de trânsito. Ele dirigia um veiculo na rodovia Antônio Heil, região do bairro Nova Brasília, em Brusque. De acordo com a PM, ao atender ocorrência trânsito, a equipe constatou que o condutor de um dos veículos envolvidos não possuía CNH. Ele também aparentava sinais de...
Continuar lendo...

Jovem morre no hospital após acidente de bicicleta

Faleceu esta madrugada no hospital de Azambuja, em Brusque, um jovem de 17 anos que havia sofrido acidente no final de semana. Gustavo Peixer Paz estava internado desde a noite de sábado (8), após se acidentar de bicicleta em Nova Trento. Gustavo era morador de São João Batista e estudava em Brusque. O acidente teria ocorrido na noite de sábado. Após isso, o jovem foi socorrido e levado ao pronto socorro do hospital, em Brusque, onde permaneceu na...
Continuar lendo...

Hospital busca se adaptar à queda na procura de atendimentos

O hospital de Dom Joaquim consegue se manter em atividade, sem complicar os atendimentos, em um período de até três meses. A informação foi dada pelo admnistrador da unidade, Raul Civinski, e pela enfermeira chefe, Vera Lucia Civinski, durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade. O motivo é que o hospital registrou queda significativa de atendimentos ambulatoriais neste período de...
Continuar lendo...