Hospital busca se adaptar à queda na procura de atendimentos

O hospital de Dom Joaquim consegue se manter em atividade, sem complicar os atendimentos, em um período de até três meses. A informação foi dada pelo admnistrador da unidade, Raul Civinski, e pela enfermeira chefe, Vera Lucia Civinski, durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade. O motivo é que o hospital registrou queda significativa de atendimentos ambulatoriais neste período de pandemia.

Os dados da administração mostram que a procura da população diminuiu em todos os serviços prestados entre a metade de março e o início deste mês. Conforme os números, a média de atendimento via Sistema único de Saúde (SUS) de algo na casa dos 290 para 80. O mesmo foi observado no atendimento particular (privado), caindo de algo na casa de 100 para pouco mais de 30.

As cirurgias eletivas foram todas suspensas por ora por conta de determinação do governo do estado.

“Nosso grande mote que temos conveniado com a Secretaria de Saúde da Prefeitura são as cirurgias eletivas. Desde os meados de março, a partir do dia 10, não fizemos nenhuma cirurgia via SUS”, pontua a enfermeira Vera Lucia Civinski, chefe do setor no hospital, ciando que isso se repete em outros tipos de procedimentos cirúrgicos que são realizados no Dom Joaquim.

A média é de duas cirurgias diárias, contrastando com o número antes da pandemia, que ultrapassava as 20. O que tem sofrido pouco efeito da pandemia são os atendimentos na maternidade.

Apesar da situação de queda significativa nos atendimentos, o hospital optou por não reduzir o quadro de funcionários. Muitos receberam férias ou reduziram a jornada de trabalho, sem diminuição de salários.

“Neste momento, estamos tendo gasto excessivo com equipamentos de proteção que, inclusive, tiveram preço elevado: estão aumentando de preço a cada semana que passa. Na parte administrativa, conseguimos manter todos os contratos”, aponta o administrador do hospital, Raul Civinski.

Segundo ele, alguns recursos destinados da esfera federal têm aliviado a situação financeira da unidade. Recurso de emendas parlamentares, por exemplo, que já estão no caixa ou que se encontram em trâmites para liberação. Ou seja, estão empenhados e devem ser liberados em breve.

“Hoje, é difícil de precisar o valor, pois ele não vem de maneira muito pontual. Mas temos um valor interessante que conseguimos manter o hospital com uma retaguarda para manter tudo funcionando”, cita Raul.

Sem afirmando que se as cirurgia seletivas não retornarem logo, o hospital começará a se complicar financeiramente para se manter em três ou quatro meses.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Identificado jovem que morreu no acidente da Ivo Silveira

Identificado o nome do jovem que morreu em um acidente de trânsito no final da tarde de ontem, domingo (21), na rodovia Ivo Silveira, bairro Batêas,em Brusque. Trata-se de Thallys Lucas dos Santos (21). Ele era morador do bairro Margem Esquerda, em Gaspar, e faleceu no local da colisão. Lucas trafegava pela rodovia por volta de 17h40, a bordo de uma moto CG Honda 150, quando se chcou com um veículo Ágile, placas de Botuverá, conduzido por uma...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Aos 72 anos, seu Raul trabalha como pedreiro e não pensa em parar

Aos 71 anos de idade, o pedreiro Raul Coelho da Silva está na ativa e a todo vapor. E não pensa em parar tão cedo. São mais de 50 anos dedicados à profissão que exerce cheio de orgulho. Natural de Herval do Oeste, em Santa Catarina, orgulho é justamente o que sobra na trajetória dele, seja no trabalho ou na vida pessoal. Ter criado os filhos no bom caminho e de nunca ter sofrido um acidente de trabalho são exemplos....
Continuar lendo...

Acordo evita demissões por dois meses na Votorantim

A situação de crise por conta da pandemia tem afetado diversas empresas. Não é diferente na unidade Vidal Ramos da Votorantim. Ontem, terça-feira, 5, representantes da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB) se reuniram para ajustar medidas que evitem a demissão de empregados. O sindicato, que representa os empregados, avalizou a proposta...
Continuar lendo...