Testes rápidos de Covid-19 estão só na promessa, diz secretário

O governo do estado anunciou ontem, segunda-feira (4), um lote de testes rápidos de Covid-19 para os municípios. Pela informação, 32 mil deles serão entregues nos próximos dias. Brusque receberia, pelas definições do governo, em torno de 240 deles.

Segundo o governo, trata-se da terceira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, de cinco que estão previstas. As duas primeiras disponibilizaram mais de 36 mil testes para o estado. A divisão da quantidade se dará pelo total de habitantes (veja ao final como ficará).

O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, afirma que não houve, até o momento, nenhum contato do governo do estado sobre o assunto. E mais: de todas as promessas feitas de ajuda ao município na pandemia, pouca coisa, de fato, foi cumprida.

“O governo do estado está fazendo, sim, distribuição de insumos. Mas o que acontece é que para Brusque não chegou nada até o presente momento. Da primeira distribuição não chegou nenhuma gota de álcool”, afirma ele.

Inicialmente, houve a promessa de testes em um total de 15 caixas, sendo sete para asilos e oito para a secretaria de Saúde. Agora há a expectativa de 12. No entanto, não se sabe se chegarão ou não.

“Nem a segunda remessa chegou até Brusque”.

Ele afirma que todos os testes que chegarem, se chegarem, serão utilizados em pacientes que procurarem o Centro de Triagem.

Nesta segunda-feira, o governo do estado anunciou que enviará 1.600 caixas, cada uma contém 20 testes e um frasco de solução tampão. Cada município receberá pelo menos três caixas de teste rápido, de acordo com o contingente populacional.

Além disso, os municípios com casos positivos para Covid-19 que tenham hospital que pertença à Política Hospitalar Catarinense, possuam em sua rede assistencial serviços de UPA e SAMU receberão mais uma caixa por situação citada.

Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, a distribuição é assim disposta:

Localidades com até 5.000 habitantes/de 5001 até 10.000 habitantes - 3 caixas;

10.001 até 20.000 habitantes - 5 caixas;

20.001 até 50.000 habitantes - 6 caixas;

50.001 até 100.000 habitantes - 8 caixas;

100.001 até 170.000 habitantes - 12 caixas;

170.001 até 360.000 habitantes - 14 caixas;

Acima de 360.000 habitantes - 23 caixas.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Bolsonaro anuncia que Auxílio Emergencial terá mais parcelas

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (4) que foi acertado o pagamento de mais duas parcelas do auxílio emergencial, mas com valor inferior aos atuais R$ 600. A informação foi dada pelo presidente durante sua live semanal, transmitida pelas redes sociais.   "Vai ter, também acertado com o [ministro da Economia] Paulo Guedes, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial. Vai ser menor do que os R$ 600, para ir partindo...
Continuar lendo...

Condutor do carro do acidente em que morreram mãe e filha, falece no hospital

Na noite deste sábado (18), veio a óbito Marlon Soares, de 27 anos, único sobrevivente do acidente na rua Itajaí, em Blumenau. O homem estava hospitalizado desde o último domingo (13), após seu carro, um Pegeout com placa de Blumenau, colidir contra um poste. Envolvidas no mesmo acidente, estavam sua mulher de 18 anos e a filha com menos de dois meses. A mulher morreu na hora, o bebê conseguiu ser levado com vida,...
Continuar lendo...

Rua José Dubiela será interditada a partir de quarta-feira

Nesta quarta-feira (15) a rua José Dubiela, localizada no bairro Thomaz Coelho, receberá as obras de ligação das bocas de lobo com a rede de drenagem implantada. Por conta deste serviço, o tráfego de veículos será interditado. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em uma semana.   De acordo com a diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andréia Volkmann, o serviço...
Continuar lendo...