Vereadores cobram redução de custos no Congresso Nacional

A Câmara Municipal de Brusque solicitará à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal que promovam estudos e debates sobre a redução de gastos com o funcionalismo público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público (MP). O pedido consta no Requerimento nº 17/2020, aprovado na sessão ordinária virtual de terça-feira (28).  

Os autores da proposição - vereadores Ivan Martins, Celso Carlos Emydio da Silva, o Dr. Celso, Cleiton Luiz Bittelbrunn, Leonardo Schmitz e Rogério dos Santos - todos do partido Democratas (DEM), sugerem que sejam avaliadas, primeiramente, tópicos como auxílio-moradia, auxílio-alimentação, ajuda para locomoção, diárias, verbas indenizatórias e de gabinete, entre outros.
 
Eles argumentam que a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) desencadeou uma crise econômica mundial, que afeta também o Brasil: “É dever de todos os cidadãos conscientes colaborar, na medida de suas possibilidades, para amenizar os impactos ocasionados pela pandemia”, defendem. O grupo ressalta que, para ser efetiva e justa, a ação deve envolver todos os poderes constituídos e também o MP.
 
Os parlamentares propõem, ainda, que “o referido debate se dê de forma consciente e com embasamento, para posterior adoção de medidas concretas e legítimas e que não perderão sua eficácia com o tempo”.
 
Na semana passada, a reportagem Cidade questionou os vereadores sobre ascobranças da população para que houvesse redução salarial a fim de contribuir na pandemia com os recursos públicos. Todos se mostraram favoráveis, desde que isso ocorresse em todas as esferas.
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Licenças ambientais terão prazos prorrogados

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) informa que foram prorrogados, por meio da Lei 17.938, de 4 de maio de 2020, todos os prazos de vigência de autorizações e dos licenciamentos ambientais expedidos no Estado.  A medida vale para Licença Ambiental Prévia (LAP), Licença Ambiental de Instalação (LAI) ou Licença Ambiental de Operação (LAO), pelo prazo de 120 dias, sem a necessidade de...
Continuar lendo...

Celebração faz referência à reabertura de missas nas comunidades

Um rito extraordinário e simbólico foi realizado na noite deste domingo (24), na igreja Matriz São Luís Gonzaga, em Brusque. Os círios pascais das onze comunidades que formam a paróquia e que não foram acesos durante a Vigília Pascal por conta do fechamento das igrejas, levam agora a luz do ressuscitado aos bairros do município. A expectativa é que as missas nas comunidades sejam retomadas neste fim de...
Continuar lendo...

Cuidado: golpista diz que mãe está doente para pegar dinheiro

Moradores do bairro Santa Luzia, em Brusque, identificaram um homem que pode estar aplicando golpes na região. Durante a última semana, ele teria pedido dinheiro e recebido as doações de várias pessoas na localidade mediante uma falsa informação de que precisava ver a mãe em outro estado. De acordo com relato feito por um dos moradores, ele teria conseguido convencer a mãe deste, que lhe deu R$ 100. Outros vizinhos teriam cedido...
Continuar lendo...