(Vídeo) Geladeira na rua ajuda quem precisa de alimentos

Em tempos de enxurrada de notícias ruins, ações que buscam ajudar a quem precisa merecem ser destacadas. E existem muitas delas por aí. Como a Geladeira Solidária instalada pelo Jilvan Barreto (39), morador do Bairro Limeira Baixa, em Brusque.

É exatamente o que você pensou: trata-se de uma geladeira cheia de alimentos. O equipamento foi montado fora da casa dele, em cima da calçada na Rua Vitório Otaviano Floriani, onde Jilvan mora com os dois filhos. Quem precisa, pode chegar e pegar os itens.

“A ideia surgiu em março, logo no início da pandemia. Ficamos pensando em como seria a vida das pessoas, pois muitas perderam ou perderiam seus empregos”, conta ele.

A partir disso, Jilvan pegou a geladeira que estava em casa sem uso para colocar a ideia em prática. Pintou uma bandeira do Brasil, adaptou para que pudesse funcionar fora e a instalou na calçada. A inauguração do espaço ocorreu no sábado (25) e muitas pessoas já passaram para retirar algum ítem ou ajudar com alimentos.

“Muita gente já pegou e muitas outras quando souberam se prontificaram a ajudar, a trazer alimentos”, relata Gilvan, que atua no setor de saúde do município como agende comunitário.

Ele acredita na boa-fé das pessoas para que somente as que necessitam retirem os itens. Mas, por precaução contra os espertinhos, instalou dois cadeados na porta da geladeira. Durante o dia, ela fica aberta. À noite, os cadeados são fechados por volta de 22h. O desejo é de que a geladeira possa permanecer acessível 24 horas por dia.

Jilvan também teve preocupação em evitar o contágio e não proliferar o Coronavírus. Ele instalou uma prateleira, onde há recipiente com álcool em gel. Somente pode abrir a porta da geladeira, pegar ou guardar os alimentos, quem fizer a higienização antes.

Quem quiser ajudar, doando alimentos para a Geladeira Solidária do Jilvan, ou se estiver necessitando, pode entrar em contato com os telefones (47) 98444-0773 ou 98466-5142.

A Geladeira Solidária de Jilvan se inspira em ideias semelhantes espalhadas por outras cidades do país. Ações parecidas foram implementadas para ajudar, por exemplo, moradores de rua em Campo Grande, no Mato Grosso. Outros municípios são Belém (PA), Goiania (GO), Salvador (BA), Taubaté (SP0 e Joinville (SC).

ASSISTA A REPORTAGEM EM VÍDEO

Vídeos

Geladeira Solidária"
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Queda de moto deixa jovem de 20 anos ferido esta madrugada

Um rapaz de 20 anos de idade foi encaminhado ao hospital após sofrer acidente de moto esta madrugada em Brusque. Ele estava de carona em uma motocicleta Honda, quando se acidentou por volta de 00h55. Segundo as equipes de socorro do Corpo de Bombeiros, ele e o outro homem que conduzia a moto sofreram queda na Rua Augusto Klapoth, bairro Águas Claras. O condutor, de 23 anos, não quis ser levado ao hospital.  Já o que estava na carona teve ferimento...
Continuar lendo...

Dia dos Pais empolga comerciantes de Brusque

Neste sábado (8), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) promove mais uma edição do Sábado Fácil com horário de atendimento estendido do comércio devido ao Dia dos Pais, uma das principais datas do varejo no segundo semestre. Os estabelecimentos terão atendimento até às 17h para que a população possa fazer suas compras evitando aglomerações, respeitando o limite de capacidade de...
Continuar lendo...

Boletim aponta novo bairro com maior número de casos de infectados em Brusque

A maioria dos casos registrados em Brusque de Covid-19  está no Centro, com 88 infectados. Destes, no momento 39 estão ativos.   O bairro Limeira vem logo atrás, com 87 casos no total. Porém, neste momento contabiliza o maior número de casos ativos da doença, com 52 pacientes.    O bairro São João hoje tem o menor número de casos registrados, com três pacientes, sendo dois casos ativos (ver nos...
Continuar lendo...