Municípios da região se unem em plano contra o Covid-19

Como forma de unir forças diante da pandemia do Coronavírus, as cidades de São João Batista, Nova Trento e Major Gercino criaram um plano estratégico de ações. O Plano de Ação trata, principalmente, de fluxo de internações, caso a quantidade de pessoas infectadas obrigue a disponibilização de vagas.

A reunião entre representantes das três cidades aconteceu na última sexta-feira (17). Os principais pontos observados e que integram o plano são:

Os pontos abordados em reunião e que foram determinantes para a elaboração do documento foram:

- Padronização dos fluxos de atendimento;

- Organização do transporte;

- Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

- Atendimento de pacientes com necessidades de internação;

- Capacidade instalada de leitos hospitalares na região;

- Taxa de ocupação dos hospitais.

 

1. Fluxo de transferência para internação hospitalar na região

Fica estabelecido que, o fluxo de referência para transferências de pacientes com necessidade de internação para baixa e média complexidade, obedecerá a busca de vagas para clínica médica de acordo com a proximidade geográfica, o contato será realizado via telefone através da emergência do solicitante para a emergência da referência.

Para os pacientes que necessitarem de ventilação mecânica, o fluxo permanece o mesmo, a transferência será definida pela Regulação do Estado através das normativas aprovadas pela SES.

 

2. O uso das EPI’s na região

De iniciativa da Secretaria de Saúde de Nova Trento, este pop visa facilitar as ações dos servidores da secretaria de saúde no quesito de biossegurança, segurança do trabalhador e segurança do paciente.

O uso é de EPI’s é de extrema importância considerando a transmissão comunitária do Covid-19 já instalada em nosso estado.

 Pautada em bibliografias e normas já estabelecidas, este documento explica o passo a passo de como usar os EPI’s de acordo com cada público: a) paciente; b) motoristas que trabalham na secretaria municipal de saúde; c) agentes comunitários de saúde; d) auxiliares de serviços gerais; e) técnicos de enfermagem; e) enfermeiros; f) médicos; g) equipe odontológica.

Todos os procedimentos descritos na utilização de EPI’s respeitam as normas de segurança do paciente, o descarte correto obedecendo a técnica asséptica e o uso racional do equipamento para que seja garantido o fornecimento para todas as categorias.

 3. Uso de Ambulâncias

Durante o período da Emergência de Saúde Pública pelo Covid-19, fica acordado o apoio mútuo entre as Secretarias de Saúde da Região do Vale do Rio Tijucas, tanto com o empréstimo de veículos, quanto a liberação de motoristas.

4. Realização de exames de tomografia para pacientes na emergência

Como forma de apoiar os municípios de Nova Trento e São João Batista, por serem municípios que atendem diretamente a população de Major Gercino, a Secretaria de Saúde de Major Gercino custeará os exames de tomografia computadorizada para pacientes respiratórios sintomáticos.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões