Álcool em gel nas mãos requer cuidado para evitar queimaduras graves

Na prevenção contra o coronavírus, o álcool em gel virou grande aliado para a higienização das mãos e incorporou-se à rotina de grande parte das pessoas. No entanto, o produto pode causar queimaduras, como aconteceu com um jornalista de Santos, no litoral de São Paulo, na última semana.

Ao chegar em casa, o profissional de 46 anos lavou as mãos, passando o álcool em gel na sequência e foi esquentar comida. No momento não percebeu que sua mão estava queimando, só depois sentiu ardência e reparou a vermelhidão no local. Ao procurar um médico, o especialista confirmou que a queimadura foi causada pelo uso do álcool e aproximação do fogo em seguida.

O exemplo mostra que depois de passar o produto nas mãos é preciso ter cuidado ao acender o fogão da cozinha ou até um cigarro.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), João Baptista Gomes dos Santos, explica que a mão representa 3% da superfície corporal total, mas seu envolvimento em traumas graves, como queimaduras, pode levar a sequelas funcionais graves. “A mão é mais suscetível ao traumatismo por queimadura, porque geralmente está mais próxima do agente causador ou porque é utilizada pelas vítimas na tentativa de se proteger no momento do acidente", relata.

Estudos epidemiológicos já mostraram que a maioria das queimaduras grandes (mais de 25% da superfície corporal queimada) tem uma ou ambas as mãos afetadas, atingindo 90% dos casos. "A queimadura é um trauma grave, com impactos sociais e econômicos”, completa o especialista.

 

FONTE: Agência Brasil

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Trio é preso ao cometer crime em Gaspar e fugir para Brusque

Dois homens e uma mulher foram presos quando tentavam entrar em Brusque esta madrugada após cometerem crime na cidade de Gaspar. Eles foram abordados por policiais militares na rodovia Antonio Heil, região do bairro Batêas, por volta de 1h20. O Centro de Operações da Policia Militar (Copom) recebeu a informação que um veículo Citroen C3, cor vermelha, havia cometido um furto na cidade de Gaspar e estava deslocando-se para Brusque. Uma...
Continuar lendo...

Veículo bate contra poste e deixa idoso ferido

Um veículo Renault Duster bateu contra um poste e deixou uma pessoa ferida no início da noite desta quarta-feira. O acidente aconteceu no centro de Botuverá. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem de 60 anos de idade conduzia o veículo. Com a colisão, ele sofreu vários ferimentos e os bombeiros tiveram bastante trabalho para retirá-lo do carro. O homem foi imobilizado e levado ao pronto-socorro do...
Continuar lendo...

Cocaína e crack estavam com o suspeito abordado

Um homem foi preso pela Polícia Militar na divisa entre os municípios de Brusque e Gaspar. A prisão ocorreu no início da noite de ontem, quarta-feira (6). Com ele, a PM localizou onze buchas de cocaína e 20 pedras de crack. O homem foi abordado em um local onde há a suspeita de prática frequente de tráfico de drogas. A prisão foi realizada pelo Pelotão de Patrulhamento Tático 9PPT0 da Polícia Militar de...
Continuar lendo...