Saúde já distribuiu quase 1 milhão de testes para coronavírus

O Governo do Brasil mantém esforço permanente para ampliar a testagem para o coronavírus na rede pública de saúde por meio da disponibilização de novos testes, seja por compra direta ou por meio de doações. Até esta quinta-feira (9), quase um milhão de testes para diagnóstico da COVID-19 já haviam sido distribuídos para todo o país. Uma nova carga de 1 milhão de testes rápidos chegou nesta quinta-feira ao Brasil e começa a ser distribuída na próxima semana juntamente com mais 50 mil testes RT-PCR.

Até o momento, foram enviados 451,4 mil testes RT-PCR (biologia molecular) aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) de todo o país, além dos laboratórios de referência nacional. O quantitativo faz parte das aquisições já entregues ao Ministério da Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz (104.872), Instituto de Biologia Molecular do Paraná - IBMP (45.560) e doação da Petrobrás (300 mil).

Este tipo de teste identifica o vírus que provoca a COVID-19 logo no início dos sintomas, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. Ele é usado para diagnosticar casos graves internados com a COVID-19. Além disso, é utilizado na Rede Sentinela, que acompanha por amostragem a evolução da doença no Brasil, como os sintomas dos casos associados ao vírus tanto em quadros graves, na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quanto em casos leves, na Síndrome Gripal (SG). 

Em relação aos testes rápidos (sorologia), até o momento, 500 mil unidades já foram distribuídas aos estados. Eles foram doados pela mineradora Vale ao Ministério da Saúde para auxiliar o Brasil no enfrentamento ao coronavírus. Uma segunda remessa com 1 milhão de testes rápidos doados pela mineradora chegou ao Brasil nesta quinta-feira (9). A partir desta nova remessa, serão distribuídos 570 mil testes aos estados na próxima semana, outros 180 mil irão para uso em pesquisas e 247 mil irão compor o estoque estratégico do Ministério da Saúde.

No total, a Vale doou ao Ministério da Saúde 5 milhões de testes rápidos que irão atender os profissionais que atuam nos serviços de saúde de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. A iniciativa permite que estes profissionais, que estão na linha de frente e fazem parte de serviços essenciais, possam realizar o teste e, uma vez que não apresentem mais sintomas da doença, possam retornar ao trabalho em menos tempo, com segurança, sem que precisem aguardar os 14 dias de isolamento preconizado.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque tem aumento de 44 casos e 1 óbito

A cidade de Brusque registrou 44 casos do coronavírus nas últimas 24 horas. O mais recente boletim epidemiológico divulgado neste domingo (19) aponta que já são 1538 diagnósticos positivos, sendo 894 ativos e 644 recuperados. 492 exames aguardam liberação de resultados e 1223 seguem sendo monitoradas em residência. 13 pacientes estão internados em Unidade de Terapia Intensiva e 10 em enfermaria.  Na noite de ontem foi...
Continuar lendo...

Homem tenta matar a esposa grávida a golpes de faca

Um homem de 29 anos de idade foi preso pela Polícia Militar após tentar matar a própria esposa, de 31 anos, a golpes de faca. Ela estaria grávida de seis meses. O crime foi registrado por volta das 19 horas de ontem, no bairro Tajuba 2, na cidade de São João Batista. Segundo o relato feito pela PM, uma viatura foi acionada para ir até a residência do casal. Chegando lá, os policiais ouviram da vítima que ele chegou em...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Câmera flagra ousadia na ação de criminoso

Um morador do bairro Santa Luzia, em Brusque, descobriu que estava enganado quando achou que havia perdido o aparelho celular. Imagens de câmeras de um estabelecimento mostraram que, na verdade, o aparelho foi furtado de dentro do carro por um ladrão. O caso aconteceu no último sábado (9), mas a família só percebeu o crime nesta quinta-feira (14). Depois de procurar pelo aparelho por dias, sem sucesso, o proprietário, um senhor de 58 anos,...
Continuar lendo...