FecomercioSP solicita liberação total dos recursos do FGTS aos trabalhadores

A FecomercioSP tem acompanhado toda a repercussão sobre a pandemia do coronavírus (covid-19). A Federação entende e aceita as restrições impostas ao funcionamento do comércio e à circulação de pessoas, que devem permanecer em suas casas para evitar a propagação do vírus, mas tem insistido com o Poder Público que é preciso medidas emergenciais para a manutenção das empresas e dos empregos.
 
Uma das solicitações da FecomercioSP ao governo federal, por meio do envio de pleitos, na semana passada, foi a possibilidade do saque do valor total dos recursos do FGTS pelos trabalhadores. Neste sentido, a Entidade apoia o Projeto de Lei n.º 647/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados, que dispõe que os valores fiquem acessíveis para saque enquanto durar o estado de calamidade pública causado pelo coronavírus.
 
Atualmente, a lei que regula FGTS permite a retirada em caso de calamidade pública em razão de desastre natural, contudo não contempla pandemia reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
 
Existem cerca de R$ 100 bilhões disponíveis no caixa do FGTS, decorrente do lucro não distribuído de suas operações, acumulado com base nas contribuições de gerações de trabalhadores. A FecomercioSP estima que esse valor representa 5% do que os comerciantes de todo País vendem, com potencial de crescimento de 20% do consumo durante a pandemia.
 
Para a Federação, não faz sentido esses recursos ficarem parados enquanto milhões de famílias estão sem garantia de renda, com empregos em risco ou com salários reduzidos. Além disso, o fundo se configura como uma poupança forçada e é preciso devolver a quem é de direito, nesse momento tão delicado da economia. A liberação dos recursos deve ajudar milhares de pessoas a comprar alimentos, medicamentos e, eventualmente, pagar dívidas.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Policiais de duas cidades prendem homem suspeito de furtos

Um homem foi preso pela Polícia Civil nesta manhã na cidade de Nova Trento. Contra ele havia mandado de busca e apreensão expedido pela justiça por conta de ser suspeito de cometer furtos na região. Policiais de Nova Trento e Major Gercino deram apoio à operação, a partir de solicitação feita pela delegacia de Leoberto Leal. Os mandados foram cumpridos na residência dele, localizada na Estrada Geral Mato...
Continuar lendo...

Dupla ameaça vítima, rouba bicicleta e é pega pela polícia

Dois homens foram presos na tarde de ontem, quarta-feira (29), depois de furtarem uma bicicleta. O caso foi registrado por volta do meio-dia, no Bairro Steffen. Segundo as informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima acionou o Centro de Operações (Copom) na Rua SF-06. Segundo ela, os dois homens a agarraram na via e levaram a bicicleta à força. A PM fez rondas nas proximidades e localizou os dois. Os homens, de 22 e 23 anos...
Continuar lendo...

Brusque atualiza boletim dos casos de Covid-19 na cidade

A cidade de Brusque continua com 67 casos confirmados do novo Coronavírus. A informação consta no último boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (14). Até o momento o município tem 47 pacientes recuperados da doença e 38 casos estão em investigação. Outras 405 pessoas seguem sendo monitoradas em domicílio. A cidade ainda apresenta uma pessoa internada na enfermaria. Para as pessoas que...
Continuar lendo...