Saúde avalia comportamento dos brasileiros no combate à Covid-19

Diante da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde vai avaliar as práticas de prevenção e condições de saúde da população brasileira. A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Covid-19) teve início nesta quarta-feira (1º de abril) por telefone celular com pessoas de 18 anos ou mais em todas as capitais do país. O estudo irá auxiliar o Ministério da Saúde no planejamento de ações e de programas de saúde para reduzir os casos e o agravamento da infecção pelo coronavírus.

Estão sendo questionados comportamentos adotados ou não pela população, como forma de prevenção à doença, meios de comunicação utilizados para obtenção de informações, presença de sintomas, busca por serviço de saúde, presença de doenças crônicas, entre outras informações.

As ligações são feitas em diferentes dias e horários da semana, incluindo sábados e domingos e, no período noturno, até 21h, durante o mês de abril. Os números de telefones são definidos aleatoriamente, por meio de sorteio garantindo, desta forma, a representatividade de toda a população brasileira.

Na pesquisa são perguntadas apenas informações sobre idade, sexo, escolaridade, estado civil, raça/cor que serão utilizadas nos procedimentos metodológicos para que os resultados reflitam a distribuição sociodemográfica da população total. Não são perguntadas informações sobre CPF, RG ou dados bancários. 

O Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) faz parte das ações do Ministério da Saúde para estruturar a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no país. Realizada desde 2006, é a pesquisa mais sustentável dentre todas as pesquisas já realizadas pela saúde pública no país.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Caixa anuncia que vai pagar mais uma remessa da primeira parcela

A Caixa Econômica Federal promete creditar hoje (16) e amanhã (17) o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial do governo federal para mais 4,9 milhões de beneficiários que ainda não receberam o valor. Serão disponibilizados R$ 3,2 bilhões. Portaria publicada em edição extraordinária do Diário Oficial nesta segunda-feira (15) estabelece o calendário de pagamento para esses...
Continuar lendo...

Criminoso é flagrado ainda dentro da casa pela polícia

A Polícia Militar de Brusque prendeu hoje, segunda-feira (4), um homem por furto em residência. O fato aconteceu no bairro Centro. De acordo com a PM, por volta das 11h10, os policiais foram acionados para deslocar no imóvel, que fica na Rua Siegfrield Pieper. No local, constataram que uma janela estava arrombada. Após varredura no local, eles acharam o homem escondido no banheiro da casa. Ele foi preso em flagrante. No momento da abordagem, o suspeito estava em...
Continuar lendo...

Veja como fica o tempo neste domingo na região

Depois de dois dias de tempo chuvoso na região de Brusque, o sol deve voltar a dar as graças neste domingo (7). Previsão da Epagri/Ciram aponta dia de céu ensolarado, com algumas nuvens, mas sem previsão de chuva. A temperatura mínima fica na casa dos 10° graus e a máxima em torno de 21°, segundo os meteorologistas. Na madrugada, os termômetros marcaram 9° graus em Brusque e Guabiruba. Ainda de acordo com a...
Continuar lendo...