Estudantes e professores universitários produzem em casa máscaras com tecnologia 3D

As universidades catarinenses paralisaram as atividades como medida para evitar a propagação da Covid-19. Mas nem por isso alunos e professores deixaram de trabalhar ou elaborar soluções para o combate à pandemia. É o que tem feito Gabriela Chicarelli, estudante de Design de Produto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde a última segunda-feira (23), junto com colegas e professores, a jovem está imprimindo com tecnologia 3D máscaras plásticas que serão usadas por motoristas e garis. A intenção é produzir nos próximos dias cerca de 1200 itens.

Atuando para desenvolver os modelos e ajudando na coordenação da equipe, a professora do curso de Design de Produto da UFSC Regiane Trevisan Pupo organiza todos os trabalhos virtualmente. Tudo é feito de maneira remota e com equipamentos de impressão em 3D, que possam ser usados em casa. O objetivo é dar conta de produzir 200 máscaras por dia com ajuda de voluntários, alunos e professores do Laboratório de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D, o Pronto 3D.

O estopim para iniciar os trabalhos foi a constatação de Regiane de que a maiorias das máscaras produzidas por outros laboratórios eram direcionadas para as unidades de terapia intensiva (UTIs) e centros cirúrgicos. Ela percebeu que outros profissionais também precisariam de equipamentos próprios, como motoristas e garis. “Ninguém estava fazendo para eles. Eles também precisam de proteção”, justificou a professora.

Em Criciúma, a equipe do Pronto 3D instalado do Colégio, Faculdade, Extensão e Centro Tecnológico (Satc) também produz emergencialmente as máscaras. O coordenador do laboratório, Daniel Fritzen, conseguiu apoio de alunos e professores para imprimir de casa os EPIs, que serão destinados aos profissionais de saúde, que são mais expostos à contaminação.

A iniciativa em Criciúma surgiu com a demanda na cidade e foi possível a partir de experiências de outros laboratórios internacionais que também ajudaram vários países no combate à pandemia. “Com esse período de quarentena que estamos vivendo, com possível agravamento da pandemia, naturalmente nos vimos convocados a participar deste movimento”, destacou.

Do outro lado do Estado, a técnica do laboratório Pronto 3D da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), a professora Carla Secchi está verificando a possibilidade de começar as impressões nos próximos dias. Para isso, ela está buscando apoio com a universidade. A ideia é testar na próxima semana os modelos de máscaras que devem ser destinados aos profissionais da saúde, especialmente dos hospitais da região.

Para que as equipes dos laboratórios possam dar conta da demanda, é preciso apoio da comunidade. Quem tiver um equipamento de impressão 3D, para colaborar de casa com a produção, ou puder doar materiais pode entrar em contato pelo e-mail pronto3d@gmail.com em Florianópolis, para o pronto3dcriciúma@satc.edu.br no Sul do Oeste ou ainda para o pronto3d@unochapeco.edu.br no Oeste.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carro e moto batem na beira rio durante a madrugada

Um motociclista ficou ferido após se envolver acidente de trânsito na Avenida Beira Rio, Bairro Santa Terezinha, em Brusque. O fato foi registrado na madrugada desta quarta-feira (22), por volta de 4h46. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, o homem, de 30 anos, pilotava a moto Honda Fan 125, placa de Brusque. Ele estava com dores e foi levado ao pronto socorro do hospital de Azambuja. A colisão foi contra um veículo um Ford Fiesta,...
Continuar lendo...

Policiais encontram 400 kg de maconha em carro capotado

Parecia cena de filme de ação. Na manhã de ontem, quarta-feira (27), policiais da Guarnição Especial de Santo Amaro da Imperatriz (GESA) apreenderam quase meia tonelada de maconha em Águas Mornas. Na oportunidade, a Polícia Militar foi chamada para atendimento de um acidente de trânsito. Ao chegar no local, os policiais se depararam com um veículo capotado às margens da rodovia BR-282. No interior do automóvel,...
Continuar lendo...

Máscaras e luvas poderão ser vendidas por unidades a partir da tarde desta sexta-feira (03)

O diretor do Procon do Estado, Tiago Silva, afirmou na manhã desta sexta-feira (02) durante a sua participação na programação da Rádio Cidade que na tarde de hoje (03) assinará uma determinação para que estabelecimentos como farmácias e supermercados vendam máscaras e luvas por unidades durante esse período de enfrentamento do Coronavírus. “Vou assinar uma nota técnica junto a...
Continuar lendo...