Unimed Brusque monta Ambulatório Especial do Covid-19

A Unimed Brusque está operando com um laboratório especial para atender a demanda provocada pelo Covid-19, o Coronavírus. Nele, os usuários clientes da cooperativa podem realizar atendimentos e tirar dúvidas sobre a presença ou não da doença. O espaço funciona das 8h às 19h, de segunda à sexta-feira, na Rua Guilherme Wegner, 935, no Bairro São Luiz.

A pneumologista Daniela Salvador Alves, coordenadora médica de serviços em saúde da cooperativa em Brusque, explica que a Unimed monitorava a situação do avanço do Coronavírus em outros países e quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou a situação de pandemia, a unidade agiu para montar a estrutura de atendimento. A intenção foi de poder oferecer atenção total aos mais de 18 mil beneficiários na cidade de Brusque. “Logo, precisamos ter um fluxo de atendimento. Não é que achemos que as 18 mil pessoas vão precisar, mas estamos preparados para caso necessitem. Esse foi nosso objetivo, fazer um fluxo de atendimento especificamente para atender aos nossos beneficiários que têm algum sintoma relacionado com o Covíd”, pontua ela.

Atendimentos à distância e presencial

O atendimento no Ambulatório funciona da seguinte forma: primeiro, o contato é via telefone, no número (47) 3251-2499, que funciona das 8h às 19h, de segunda à sexta-feira, quando as equipes avaliam o quadro com base nas informações repassadas pelo paciente.

Após o primeiro contato via telefone, com os médicos reguladores e demais profissionais passando todas as orientações, há a possibilidade do agendamento para atendimento presencial.

O processo de atendimento no local segue regras rigorosas. Já na entrada, o paciente passa por uma higienização de mãos através de álcool em gel, além de ter aferida sua temperatura. Tudo feito antes de qualquer contato com a parte interna do ambulatório, obedecendo o espaço delimitado para distanciamento. Em seguida, com base nos sintomas apresentados, a equipe encaminha o paciente para outra área. São duas alas distintas: uma para quem apresenta sintomas leves, como uma simples coriza, e outra para quem apresenta sintomas moderados, que possuem mais de um indício da presença do vírus. Neste espaço, a atenção é redobrada e o paciente passa por um novo processo de triagem, de higienização com lavagem das mãos com água e sabão, além de álcool em gel. Só depois ele encaminhado para ser atendido pelo médico. Momento que o profissional, com base nos dados coletados pelas equipes na própria Unimed e o histórico do paciente, define os passos seguintes. Eles podem ir desde a orientação para isolamento, com a devida medicação, ou encaminhamento para hospital. “Os casos moderados são o grande foco do ambulatório. Os atendimentos são agendados, para evitar aglomeração na sala de espera. O paciente liga e agenda o atendimento. Temos uma capacidade de atender cerca de 45 pessoas por dia”, relata a médica, afirmando que nos primeiros dias foram atendidas, presencialmente, 40 delas, o que mostra que a população, de forma geral, está acatando a recomendação das autoridades de saúde para ficar em casa.

Atenção aos idosos

A cooperativa está atendendo de forma mais específica os cerca de três mil beneficiários com mais de 60 anos. As equipes fazem contato via telefone para saber como estão em termos de saúde e orientam sobre os canais de atendimento da Unimed.

Canais de atendimento

A cooperativa disponibiliza outros canais de atendimento por telefone: o Alô Doutor, através do número 0800 644 655, em que há médico 24 horas por dia orientando as pessoas, e o SOS Unimed, voltado aos beneficiários com esse serviço em seus planos. 

Testes

A médica explica que a demanda grande por testes no Brasil nestas semanas fez com que o estoque de insumos terminasse. Com isso, houve a necessidade de importação de material para poder confeccionar os mesmos, o que deve chegar no mês de abril.

Existem vários testes que foram chancelados pela Agência Nacional de Saúde, mas dois deles são os mais utilizados, conforme a médica: o PCR e o teste rápido. O PCR verifica se o vírus está na pessoa ou não, através de biologia molecular. Este teste é realizado por poucos laboratórios no país. “Em Brusque, nenhum laboratório realiza este teste, temos kits de coleta, mas temos que encaminhar o material coletado para estes laboratórios de apoio, que devem receber os insumos necessários para processamento dos exames, nos próximos dias”, informa.

No início de abril deve chegar também o teste de imunoglobulina, conhecido como teste rápido. Com este teste é possível saber se o paciente tem a doença em atividade ou se ele já passou pela doença e está imune. “Porém, é importante salientar que o teste rápido só é eficaz lá pelo sétimo ou oitavo dia dos sintomas instalados, ou seja, caso os sintomas apareçam e o teste seja feito no primeiro dia, pode dar negativo. Além disso, dando positivo um teste rápido, é necessário fazer o teste PCR para que haja a confirmação real da doença”, esclarece a pneumologista.

Ambos os testes devem ser disponibilizados pela Unimed Brusque aos pacientes que receberem prescrição médica para realizá-los.

A médica recomenda que é necessária a higiene permanente nas mãos, com álcool em gel ou água e sabão; manter distância de um metro e meio de uma pessoa para a outra, bem como a permanência em casa de idosos é fundamental neste momento.  

CONTATOS   

Alô Doutor 0800 644 6655

O canal Alô Doutor funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e possui uma equipe médica preparada para esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus.

Ambulatório Especial Unimed Contra o Covid-19

47 3251-2499

Funciona de segunda à sexta-feira

Das 8 às 19 horas

Disponível para os clientes Unimed e particulares (acima de 16 anos)

Triagem por telefone e agendamento de consultas


 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Paciente com Coronavírus segue internado na UTI

Continua na UTI do hospital de Azambuja o paciente de 71 anos de idade que foi internado na semana passada com Coronavírus. De acordo com o relatório divulgado nesta quinta-feira (7), ele segue com ventilação mecânica, ou seja, respirando com ajuda de aparelho. O idoso é morador de Guabiruba. No dia 26 de abril, um domingo, ele se sentiu mal e procurou o atendimento. Desde então passou a ser monitorado pela equipe da Secretaria...
Continuar lendo...

COI anuncia novas datas para Olimpíada e Paralimpíada do Japão em 2021

Os Jogos de Tóquio (Japão) estão oficialmente remarcados. A Olimpíada será disputada entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Já a Paralimpíada ocorrerá entre 24 de agosto e 5 de setembro, também do ano que vem. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30) após uma conferência por telefone entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e as autoridades japonesas. O...
Continuar lendo...

Pelotão Tático prende mais um traficante em Brusque

Um homem foi preso na noite de ontem quinta-feira (7), por tráfico de drogas em Brusque. Ele estava na região do bairro Primeiro de Maio, quando acabou sendo detido por volta de 20h11. De acordo com informações da Polícia Militar, uma viatura fazia rondas e visualizou o homem, já conhecido pelas guarnições por tráfico na região. Ao avistar a viatura, ele teria soltado soltou um invólucro vermelho que estava em sua...
Continuar lendo...