Câmara realiza primeira sessão sem presença física dos vereadores

A Câmara de Vereadores de Brusque viveu momento histórico nesta quinta-feira (26). Foi a primeira vez na história em que uma sessão ordinária aconteceu sem a presença física dos legisladores. Três projetos de leis acabaram aprovados através de reunião realizada através de um grupo de WhatsApp.

A medida visa seguir as orientações e protocolos do Ministério da Saúde de evitar aglomero de pessoas por conta do avanço do Covid-19, o Coronavírus. Participaram da reunião os vereadores, a equipe técnica responsável pela coordenação virtual da sessão, além de servidores da casa e profissionais da imprensa. Apenas o presidente da Câmara, Ivan Martins, da assessora jurídica da casa, Fabiana Dalcantagne, e o diretor geral, Jeferson Silveira, estavam na sede da Câmara.

“Essa obrigação também tínhamos que realizar, porque nós, também, precisamos dar nossa contribuição”, disse Ivan em relação às medidas de prevenção adotadas.

Para a validade dos tramites nesse formato, a assessoria jurídica elaborou uma série de regras através de Resolução interna, documento que deixa claro os motivos pelos quais a sessão à distância seria realizada. A partir daí e com a abertura dos trabalhos, cada vereador tinha até três minutos para expor sua posição em áudio acerca dos projetos colocados na pauta. Vencido o tempo estipulado para isso, o presidente colocava em votação e cada legislador dizia de era contra ou a favor. Dessa forma, o encontro, que começou às 17h em ponto, durou 53 minutos.

Os projetos

Três projetos foram colocados na ordem do dia. Eles tratavam de alterações nas nomenclaturas de cargo dentro da Procuradoria Geral do Município, passando de Diretor para Diretor Geral, outro que autoriza reajuste nos vencimentos salariais dos cargos de Técnico em Informática e Analista de Informática no setor de Tecnologia da Informação, e o terceiro sobre reajuste no valor de gratificação concedido aos médicos. Todos os três foram aprovados.

O vereador Jean Pirola (Progressista) foi o único voto contrário aos projeto que tratava da remuneração dos profissionais na área de tecnologia.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

TJ de São João Batista prorroga prazo para empresa cumprir suas obrigações e evitar demissão em massa

O juízo da 2ª Vara da comarca de São João Batista deferiu tutela de urgência para suspender o pagamento dos contratos de empresa do setor calçadista da cidade para garantir a manutenção dos empregos e mitigar seus prejuízos frente à grave situação do Covid-19. A decisão foi prolatada nesta quarta-feira (1). As atividades da empresa foram interrompidas e fortemente afetadas com a...
Continuar lendo...

Doação de sangue não pode parar com pandemia, orienta Ministério da Saúde

Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças...
Continuar lendo...

Secretaria da Fazenda realiza atendimento on-line durante quarentena

Neste período de quarentena, por conta da pandemia de Coronavírus, a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Brusque continua a desempenhar suas funções, mesmo sem o atendimento presencial. “Realizamos o trabalho de maneira remota para atender as necessidades do contribuinte”, enfatiza o diretor geral, Guilherme Ouriques. Os serviços disponibilizados pela pasta podem ser acessados no site  portal.brusque.sc.gov.br. “Na...
Continuar lendo...