Aneel proíbe corte de luz pelos próximo três meses

A medida é para garantir a continuidade do serviço de distribuição, mas também pretende proteger consumidores e funcionários das concessionárias, em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus.

A suspensão do fornecimento por inadimplência vale para todas as residências - urbanas ou rurais, e também locais onde funcionam serviços e atividades consideradas essenciais, como hospitais, unidades de saúde e centrais de captação e tratamento de esgoto e de lixo.

A proibição de corte de energia não impede medidas de cobranças de débitos vencidos, inclusive a negativação dos inadimplentes em cadastros de crédito.

No conjunto de medidas, a Aneel permite que as distribuidoras suspendam temporariamente o atendimento presencial ao público. Já serviços por telefone e online devem ser mantidos.

As faturas mensais impressas, entregues no endereço dos consumidores, estão suspensas. A distribuidora deverá enviar aos consumidores faturas eletrônicas ou o código de barras, por meio de canais eletrônicos e disponibilizá-las em seu site ou aplicativo.

Tem também mudança na leitura. As distribuidoras estão autorizadas a não realizar as leituras do consumo. Neste caso, o faturamento será feito com base na média do consumo nos últimos 12 meses. A distribuidora deverá ainda disponibilizar meios para que o consumidor possa informar a auto-leitura do medidor, em alternativa ao faturamento pela média.

Todas as medidas têm validade de 90 dias, mas podem ser prorrogadas.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Acidente no bairro Águas Claras mobiliza Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Brusque, foi acionado na tarde desta sexta-feira (15), para atender uma ocorrência de transito no bairro Águas Claras.  No local os socorristas prestaram atendimento a um jovem de 24 anos, condutor da moto Honda, com placas de Brusque, que encontrava-se consciente e orientado, com escoriações e contusão no braço direito e com sinais vitais estáveis. Na sequencia foi encaminhado para avaliação médica no Hospital Azambuja. A passageira de 23 anos nada...
Continuar lendo...

Ocorrência de perturbação do sossego foi a que mais aumentou em Brusque no ano 2020

Na noite desta quinta-feira (07), o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel, Otávio Ferreira Filho divulgou os números referente as ações da polícia em 2020. Um dos dados trazidos, é em relação as ocorrências de perturbação ao sossego que conforme ele foi a que mais aumentou, mesmo com a pandemia. O número subiu de 1.527, em 2019 para 2.385, em 2020,...
Continuar lendo...

Mais uma morte por Covid-19 é registrada em Brusque

Nesta sexta-feira, Brusque registrou o 39º óbito por Covid-19. A nova vítima é um homem, de 78 anos, morador do bairro São Luís. O paciente teve o início dos sintomas em 24 de julho. Ele não passou pelo Centro de Triagem e foi internado direto no Hospital Azambuja, no dia 26 do mesmo mês. No dia 28 foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele tinha histórico de problemas de saúde.
Continuar lendo...