Aneel proíbe corte de luz pelos próximo três meses

A medida é para garantir a continuidade do serviço de distribuição, mas também pretende proteger consumidores e funcionários das concessionárias, em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus.

A suspensão do fornecimento por inadimplência vale para todas as residências - urbanas ou rurais, e também locais onde funcionam serviços e atividades consideradas essenciais, como hospitais, unidades de saúde e centrais de captação e tratamento de esgoto e de lixo.

A proibição de corte de energia não impede medidas de cobranças de débitos vencidos, inclusive a negativação dos inadimplentes em cadastros de crédito.

No conjunto de medidas, a Aneel permite que as distribuidoras suspendam temporariamente o atendimento presencial ao público. Já serviços por telefone e online devem ser mantidos.

As faturas mensais impressas, entregues no endereço dos consumidores, estão suspensas. A distribuidora deverá enviar aos consumidores faturas eletrônicas ou o código de barras, por meio de canais eletrônicos e disponibilizá-las em seu site ou aplicativo.

Tem também mudança na leitura. As distribuidoras estão autorizadas a não realizar as leituras do consumo. Neste caso, o faturamento será feito com base na média do consumo nos últimos 12 meses. A distribuidora deverá ainda disponibilizar meios para que o consumidor possa informar a auto-leitura do medidor, em alternativa ao faturamento pela média.

Todas as medidas têm validade de 90 dias, mas podem ser prorrogadas.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Chega a 40 os casos confirmados de Coronavírus em Blumenau

Blumenau somou na quinta-feira (02) quarenta (40) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivo, um (01) está hospitalizado, internado em UTI. Os outros trinta e nove (39) casos com testes positivos já passaram ou estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam informações para garantir a prevenção. Novos leitos no...
Continuar lendo...

ATUALIZAÇÃO: carro sai da pista e capota no ribeirão, no Limeira

Bombeiros de Brusque atenderam nesta tarde a um acidente de trânsito na rua Alberto Muller, bairro Limeira Baixa. Um veículo Ágile saiu da pista e capotou no ribeirão. Equipes de socorro foram deslocadas para a região.  De acordo com os bombeiros, o acidente aconteceu por volta de 17h30. Duas guarnições atenderam a ocorrência. No local foi constatado se tratar de uma saída de pista seguida de capotamento dentro do riacho. O...
Continuar lendo...

Identificado jovem que morreu no acidente da Ivo Silveira

Identificado o nome do jovem que morreu em um acidente de trânsito no final da tarde de ontem, domingo (21), na rodovia Ivo Silveira, bairro Batêas,em Brusque. Trata-se de Thallys Lucas dos Santos (21). Ele era morador do bairro Margem Esquerda, em Gaspar, e faleceu no local da colisão. Lucas trafegava pela rodovia por volta de 17h40, a bordo de uma moto CG Honda 150, quando se chcou com um veículo Ágile, placas de Botuverá, conduzido por uma...
Continuar lendo...