Aneel proíbe corte de luz pelos próximo três meses

A medida é para garantir a continuidade do serviço de distribuição, mas também pretende proteger consumidores e funcionários das concessionárias, em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus.

A suspensão do fornecimento por inadimplência vale para todas as residências - urbanas ou rurais, e também locais onde funcionam serviços e atividades consideradas essenciais, como hospitais, unidades de saúde e centrais de captação e tratamento de esgoto e de lixo.

A proibição de corte de energia não impede medidas de cobranças de débitos vencidos, inclusive a negativação dos inadimplentes em cadastros de crédito.

No conjunto de medidas, a Aneel permite que as distribuidoras suspendam temporariamente o atendimento presencial ao público. Já serviços por telefone e online devem ser mantidos.

As faturas mensais impressas, entregues no endereço dos consumidores, estão suspensas. A distribuidora deverá enviar aos consumidores faturas eletrônicas ou o código de barras, por meio de canais eletrônicos e disponibilizá-las em seu site ou aplicativo.

Tem também mudança na leitura. As distribuidoras estão autorizadas a não realizar as leituras do consumo. Neste caso, o faturamento será feito com base na média do consumo nos últimos 12 meses. A distribuidora deverá ainda disponibilizar meios para que o consumidor possa informar a auto-leitura do medidor, em alternativa ao faturamento pela média.

Todas as medidas têm validade de 90 dias, mas podem ser prorrogadas.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Máscaras e luvas poderão ser vendidas por unidades a partir da tarde desta sexta-feira (03)

O diretor do Procon do Estado, Tiago Silva, afirmou na manhã desta sexta-feira (02) durante a sua participação na programação da Rádio Cidade que na tarde de hoje (03) assinará uma determinação para que estabelecimentos como farmácias e supermercados vendam máscaras e luvas por unidades durante esse período de enfrentamento do Coronavírus. “Vou assinar uma nota técnica junto a...
Continuar lendo...

Brusque segue com três casos confirmados de Coronavírus

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância em Saúde, informa os números relacionados à pandemia de coronavírus (Covid-19) na cidade, boletim desta terça-feira (31). Atualmente, o município investiga 19 casos suspeitos. E estão sendo monitorados em domicílio 422 pessoas.  Até o momento, Brusque registra três casos confirmados.   Todas as pessoas que apresentaram sintomas da...
Continuar lendo...

Lojas Havan abrem, a partir deste sábado, para a venda de chocolates

Em compromisso com os seus fornecedores e clientes, a Havan vai abrir as lojas de rua, de Santa Catarina, a partir deste sábado (04), das 8h às 20h, para a venda de chocolates. A permissão para isso foi dada com base na decisão do Comitê de Crise do Estado de Santa Catarina, que permite a abertura das lojas de rua que comercializam chocolates, em virtude da proximidade da comemoração da Páscoa. A permissão foi dada desde que sejam...
Continuar lendo...