Aneel proíbe corte de luz pelos próximo três meses

A medida é para garantir a continuidade do serviço de distribuição, mas também pretende proteger consumidores e funcionários das concessionárias, em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus.

A suspensão do fornecimento por inadimplência vale para todas as residências - urbanas ou rurais, e também locais onde funcionam serviços e atividades consideradas essenciais, como hospitais, unidades de saúde e centrais de captação e tratamento de esgoto e de lixo.

A proibição de corte de energia não impede medidas de cobranças de débitos vencidos, inclusive a negativação dos inadimplentes em cadastros de crédito.

No conjunto de medidas, a Aneel permite que as distribuidoras suspendam temporariamente o atendimento presencial ao público. Já serviços por telefone e online devem ser mantidos.

As faturas mensais impressas, entregues no endereço dos consumidores, estão suspensas. A distribuidora deverá enviar aos consumidores faturas eletrônicas ou o código de barras, por meio de canais eletrônicos e disponibilizá-las em seu site ou aplicativo.

Tem também mudança na leitura. As distribuidoras estão autorizadas a não realizar as leituras do consumo. Neste caso, o faturamento será feito com base na média do consumo nos últimos 12 meses. A distribuidora deverá ainda disponibilizar meios para que o consumidor possa informar a auto-leitura do medidor, em alternativa ao faturamento pela média.

Todas as medidas têm validade de 90 dias, mas podem ser prorrogadas.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Governo está envolto em nova polêmica de compra milionária

Depois da polêmica em torno do hospital de campanha a ser instalado em Itajaí ao custo de mais de R$ 70 milhões, o governo do estado de Santa Catarina está envolto em mais uma. E novamente com valor astronômico ao fazer a compra de 200 respiradores para hospitais ao custo de R$ 33 milhões e valor unitário muito acima dos adquiridos pela União. A informação foi divulgada hoje pelo site The Intercept. A reportagem afirma que...
Continuar lendo...

Espaço recebeu quase duas mil pessoas para atendimento

Inaugurado em 23 de março para auxiliar no combate à pandemia do Corona Vírus, o Centro de Triagem da Prefeitura de Brusque já atendeu quase duas mil pessoas neste período. A estrutura montada no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof tem sido fundamental para que o Governo possa fazer uma triagem de possíveis casos da Covid-19. Até o momento, 1900 pessoas passaram pelo local, sendo que 704 foram orientadas a...
Continuar lendo...

Fique atento com relação ao atendimento da Secretaria de Saúde de Brusque

A partir desta segunda-feira (13) todas as Unidades Básicas de Saúde retomam atendimento. Alguns serviços continuam com atendimento somente em casos de urgência. Casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) devem ser encaminhados ao Centro de Triagem, que continua funcionando normalmente no pavilhão da Fenarreco, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h, sem fechar para almoço. O local é específico para pacientes com sintomas...
Continuar lendo...