Fisioterapeuta explica sobre casos que devem procurar o Centro de Triagem

O Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios começou a funcionar nesta segunda-feira (23) no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque. Conforme informações apuradas pela Rádio Cidade no local, a demanda de brusquenses atendidos nesta terça-feira (24), será menor. Sendo ontem atendidas 166 pessoas e hoje com perspectiva de 140 atendimentos.

Carmem Pedrini, fisioterapeuta e parte da equipe de coordenação do centro, orientou que os moradores de Brusque com sintomas respiratórios que coincidam com sintomas do coronavirus, como febre, dor de garganta e tosse devem se direcionar até o Pavilhão da Fenarreco. Em contrapartida, quem está só com mal estar leve e corisa, a orientação é ficar em casa e aguardar para ver a evolução dos sintomas.

“Os casos de falta de ar e desconforto respiratórios mais graves, em que a pessoa já tenha apresentado febre e esteja evoluindo o quadro para uma descompensação, a gente orienta já procurar direto o hospital” explicou a fisioterapeuta.

A técnica de enfermagem, Adriana Regina, comunicou sobre os cuidados de higienização da equipe presente da triagem após seu turno. “Saindo daqui a gente vai tomar banho lá no Multiuso, além de usarmos a roupa do hospital, fazermos a higienização aqui e mais um pouco ao chegar em casa” contou ela.

Outra técnica de enfermagem presente no local, Eliane Oliveira, ressaltou a importância dos cuidados básicos com a saúde persistirem, mesmo após o fim da quarentena, a fim de evitar outras doenças. Todavia, está satisfeita com as atitudes da população brusquense. “Depois que abriu Centro de Triagem, fiquei até um pouco surpresa, porque achei que a demanda ia ser maior. As pessoas estão realmente ficando em casa, na quarentena. Isso vai nos ajudar muito no futuro, é o que nós esperamos.”

 

Atendimento

Ao chegar ao local, a pessoa será direcionada primeiramente à triagem, onde a equipe de enfermagem, mede temperatura e faz o questionário de sintomas. Em seguida, ela será atendida por um dos médicos, dos quais irão prescrevem as medicações, caso precise. Também será dado atestado se necessário.

Sobre o número de funcionários, são dois turnos, um das 7h até 13h e o outro das 13h até 19h. Neles, variam entre três a quatro médicos por período, além de cinco profissionais de enfermagem, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros. Todavia, também há pessoas para cuidar da área administrativa e serviços gerais, presente para ajudar na higienização do local, para o manter adequado.
 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Governador autoriza retomada dos trabalhos da construção civil

O governador Carlos Moisés anunciou na tarde desta quarta-feira (01), a liberação das obras privadas de construção civil e de sua cadeia produtiva em Santa Catarina. A decisão foi oficializada por meio da Portaria 214 publicada no Diário Oficial do Estado e passa a valer a partir de quinta-feira (02). A retomada do setor foi determinada após uma reunião de trabalho do Núcleo Econômico, que engloba a equipe do...
Continuar lendo...

Depois de um mês da confirmação do primeiro caso de Coronavírus no Brasil a pandemia soma 78 mortes

Nesta quinta-feira (26) completa um mês do primeiro caso confirmado  do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. Durante este período a pandemia produziu 78 mortes, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje (26). A taxa de letalidade é de 2,7%. Ontem, as mortes já haviam se expandido para além de São Paulo e do Rio de Janeiro, com falecimentos em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Amazonas. Considerando um mês após o primeiro infectado, o Brasil fica atrás...
Continuar lendo...

Brasil tem 46 mortes e mais de 2 mil casos confirmados

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) chegou a 46, conforme atualização do Ministério da Saúde publicada hoje (24). Até ontem (23), o número de pessoas que vieram a óbito estava em 34. No domingo (22), era de 25, um aumento de quase 20 casos em apenas dois dias. O total de casos confirmados saiu de 1.891 ontem para 2.201 hoje, um acréscimo proporcional de 16% e de 310 em números absolutos. O...
Continuar lendo...