Prefeitura de Brusque publica decreto de enfrentamento ao coronavírus (covid-19)

O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, assinou um decreto com medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), na tarde desta segunda-feira (16). Até o momento Brusque possui cinco casos suspeitos da doença, nenhum confirmado, portanto o documento é de prevenção.

Recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios, que estiveram em viagem para locais com casos da doença, nos últimos sete dias ou que tiveram contato com pessoas com casos suspeitos, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 47 98848-1054, por meio do aplicativo whatsapp. A coleta para teste do coronavírus será feita na casa do paciente. Somente casos graves devem ser encaminhados ao pronto atendimento.

“Neste momento pedimos que a população colabore e evite frequentar locais com aglomeração de pessoas. Será só com o auxílio de todos que poderemos conter o avanço rápido do coronavírus na nossa cidade. Quem pode, também deve evitar viagens neste momento”, reforça Paegle.

Eventos de massa (governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração próxima de pessoas), com público estimado igual ou mais de 250 pessoas para espaços abertos e cem pessoas para espaços fechados, ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais metros, devem ser cancelados, ou adiados.

Reuniões que envolvam idosos e doentes crônicos. Lares de idosos devem proibir, na medida do possível, visitas externas e adotar protocolos de higiene profissionais e isolamento de pessoas com sintomas respiratórios.

Locais de grande circulação de pessoas, como centros comerciais, terminais urbanos e comércio de maneira geral, devem reforçar medidas de higiene de superfície e disponibilizar espaço para higiene das mãos com álcool 70% ou água e sabão. Todo ambiente de uso dos clientes deve ser ventilado.

Está determinada a suspensão de férias e licenças para servidores da Secretaria de Saúde por um prazo de 30 dias. Servidores com mais de 70 anos estão dispensados do trabalho e terão suas faltas abonadas.

Caso Brusque venha a confirmar algum caso de coronavírus o município passa ao nível dois de perigo iminente e um decreto de situação de emergência será discutido. “São decisões que impactam negativamente, mas são necessárias. Pedimos que a população mantenha a calma e que, principalmente, os idosos fiquem em casa para evitar contágio”, finaliza Humberto Fornari, secretário de Saúde.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Sintrivest orienta trabalhadores e trabalhadoras neste período de quarentena

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest) informa que mantém suspensos todos os atendimentos e serviços em sua sede em Brusque e subsede em Guabiruba, atendendo o decreto nº 535 do Governo do Estado de Santa Catarina, para o enfrentamento da epidemia do coronavírus (covid-19). Entretanto, aos trabalhadores, trabalhadoras, empresas e contabilidades que tenham quaisquer dúvidas neste...
Continuar lendo...

Tempo instável predomina na maioria das regiões

A quinta-feira (21) promete ser de céu encoberto em boa parte das regiões. Pode chover em Brusque no final do dia, com temperatura mínima na casa dos 16º e a máxima em torno de 26º. Na madrugada, a temperatura ficou na casa de 15º graus. Nas demais regiões de Santa Catarina, a temperatura segue em elevação. Sol e nuvens na Grande Florianópolis e no Norte do estado. No extremo-Oeste, podem ocorrer pancadas fortes de chuva...
Continuar lendo...

Guabiruba recebe novo lote de vacinas contra Influenza

  A Secretaria de Saúde de Guabiruba comunica que um novo lote de vacinas da campanha de imunização contra a Influenza está disponível no município. Os pontos de vacinação continuam nas mesmas escolas: Carlos Maffezzolli, Arthur Wippel e Osvaldo Ludovico Fuckner O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 27h. Por enquanto, a campanha segue com foco nos idosos a partir dos 60 anos. Outros...
Continuar lendo...