(VÍDEO) Confusão na agência do INSS Brusque

Um grupo de pessoas se revoltou esta manhã em frente à agência Brusque do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). É que eles foram impedidos de entrar no órgão. O motivo, segundo o que que lhes foi passado, é uma determinação vinda de Brasília para que todos os atendimentos novos não sejam realizados.

A Rádio Cidade esteve no local perto do meio-dia. Havia em torno de oito pessoas indignadas a aguardar explicações. Na porta, nenhum cartaz ou comunicado avisando da determinação.

Luiz Carlos Rosa (47), morador do Bairro Dom Joaquim, era um dos indignados. Ele disse que a esposa fez cirurgia da tireoide há algumas semanas e, até agora, não conseguiu resposta sobre a perícia. Desde então, o casal tem ido até a agência e é negado o acesso.

“Hoje, chegamos aqui, que já é a quarta vez, e eles não estão atendendo. Ela veio aqui até para pedir a baixa da perícia para voltar a trabalhar, caso contrário vai perder esses dias”, conta.

A Ester Keller Varella (30) mora na divisa de Brusque com Gaspar. Ela alega que foi até a agência para retirar um documento que precisa para trabalhar e não obteve sucesso.

“Ninguém dá informações, só mandam os seguranças para barrar a nossa entrada. Pedimos informações e dizem que é por causa do Coronavírus e mandam ligar no 135”, frisa ela.

O seu Valdomiro Gelatti (64) disse que é terceira vez em menos de uma semana que vai ao local e não consegue atendimento.

“Vim na quinta-feira de manhã e mandaram vir na sexta. Sexta-feira passei aqui de novo e aí não deu também. Vim hoje de manhã mais cedo e não deixam eu entrar”, relatou ele.

O gerente da agência Brusque do INSS, Rafael Garcia, não quis gravar entrevista, mas disse conversou com a reportagem da Rádio Cidade no momento em que a equipe esteve no local. Ele disse que a ordem de interromper os atendimentos novos chegou esta manhã e está relacionada às medidas de combate ao avanço do Coronavírus.

Segundo ele, os atendimentos que já estavam agendados continuam sendo feitos. A medida valeria apenas para quem busca algum serviço pela primeira vez ou vai fazer os agendamentos.

A Rádio Cidade tentou contato com a direção regional do INSS para falar a respeito do caso. Porém, até o fechamento desta reportagem não havia obtido sucesso.

Assim que a equipe de reportagem da emissora saiu do local, um aviso sobre as mudanças no atendimento foi anexado na porta.

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