Bernadete Rocha: "A vida é um receber e um dar."

Na tarde deste sábado (14), foi realizado o café com bingo beneficente no Salão da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, no Centro de Brusque. O valor para participar do café, com três cartelas para o bingo, foi de 40 reais, sendo 10 reais o preço da cartela adicional.  

Toda a renda do evento será revertida para a escola Charlotte, focada na educação de crianças e adultos com necessidades educacionais especiais. A ONG é uma organização sem fins lucrativos, com renda provinda unicamente de doações.

Bernadete Rocha, diretora e fundadora, em entrevista com a Rádio Cidade, ressaltou a alegria da presença massiva da população brusquense no evento, pois são justamente essas ações da instituição as responsáveis por manter a ONG e ajudar gratuitamente crianças e adultos. “Muitas crianças que vieram com diagnósticos neurológicos tremendos, hoje em dia estão casados, no mercado de trabalho e são pais. Então, valeu muito à pena.” Explicou a fundadora.

Susana Fisher, presidente da escola, contou sobre os projetos futuros da escola Charlotte para arrecadação de fundos, como macarronada e pedágio. “A gente tem várias promoções agendadas para esse ano. Estamos com a demanda grande de alunos, 38 ao total. A procura está sendo muito grande.” Afirmou, Susana. A presidente ainda afirmou que apesar de todo o cansaço, se sente grata, porque faz o trabalho de coração.

A escola chega a gastar até 32 mil reais mensais. Ainda, segunda a presidente, o ideal seria a contratação de mais professores, mas no momento a situação financeira da ONG não permite.

 

Saiba mais sobre a escola Charlotte:

A Escola Charlotte, há 30 anos, trabalha com a educação de crianças e adultos com necessidades educacionais especiais, com a utilização do método de reorganização neurológica desenvolvido por Glenn Doman. O método baseia-se no desenvolvimento do potencial humano a partir do estímulo frequente, intenso e duradouro das seis inteligências naturais do homem: visão, audição, tato, mobilidade, linguagem verbalizada e competência manual.

O estímulo destas seis áreas tem a função de proporcionar que a criança vivencie e passe por todo processo de desenvolvimento pelos quais qualquer outra criança passa, mas com o auxílio e direcionamento dos profissionais atuantes na escola.

A idéia inicial da escola surgiu quando a fundadora, Bernadete Rocha, deu a luz a sua filha, Charlotte Rocha Bork, uma jovem com síndrome de Down. Atualmente, a filha tem 34 anos, é casada e atuante ativa no mercado de trabalho.

Quando a Charlotte veio ao mundo sabia muito pouco sobre doenças mentais e neurológicas. A partir disso foi em busca de aprendizagem para trabalhar com sua filha. Até a casa ficar pequena para atender tantos pais interessados em saber o que fazia em sua filha. Queriam aprender para fazer em seus próprios filhos. “Quando conseguimos fazer algo bom, a gente, como ser humano, tem a necessidade de compartilhar. Porque a vida é um receber e um dar.” Contou a mãe.

Foi essa necessidade de compartilhar e de ter um espaço maior do que sua casa para atender as pessoas que a fez criar a escola Charlotte.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Ônibus vão voltar a circular em Brusque; veja quando e as regras

Está decidido: o transporte coletivo municipal volta a circular na cidade de Brusque a partir da próxima segunda-feira (8). A informação foi confirmada esta manhã na Rádio Cidade pelo diretor da empresa Santa Luzia Transportes e Turismo, Artur Klann, em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade. Porém, uma série de regras foi imposta pelo poder público para que o serviço possa retornar (veja ao final). De acordo...
Continuar lendo...

Caminhão de Brusque é apreendido com 100 mil maços de cigarro contrabandeado

Um caminhão com placas de Brusque foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal na BR 153, em Água Doce, Santa Catarina, com uma carga de cigarros contrabandeada. A apreensão ocorreu na manhã de ontem, sábado (16). No caminhão havia 100 mil maços de cigarros trazidos do Paraguai. De acordo com a PRF, uma equipe fazia abordagens de rotina no trabalho de fiscalização quando abordou o caminhão, modelo Iveco,...
Continuar lendo...

Preso esta manhã tem condenação por tráfico de drogas

A Polícia Civil de Brusque prendeu esta manhã um homem de 20 anos que tinha mandado expedido pela justiça contra si. O crime é de tráfico de drogas. Ele será encaminhado à Unidade Prisional Avançada (UPA). Segundo a polícia, ele foi preso no Bairro Steffen e trata-se de sentença definitiva pelo crime de tráfico de drogas. A operação que o prendeu contou com participação de policiais do...
Continuar lendo...