Acadêmico Brusquense está em quarentena em universidade de Portugal

Universidade do Minho, em Portugal, suspendeu suas atividades letivas presenciais e adotou a quarentena como medida preventiva após confirmar caso de Corona vírus em alojamento universitário. O Brusquense, Gustavo Vallejos (20), acadêmico de Direito, é um dos 87 estudantes em Quarentena. Em entrevista via internet com a Rádio Cidade, o acadêmico contou mais sobre a situação.

O jovem está na Universidade portuguesa desde 23 de fevereiro deste ano. Estava na residência quando foi informado por um grupo de pessoas sobre o fechamento do local. “Nesse primeiro momento foi tudo uma correria. Gente fazendo as malas às pressas, desesperada porque não sabia o que estava acontecendo. Só depois de um tempo recebemos a informação de que na verdade a residência universitária entraria em quarentena. ” Contou o acadêmico.

Os universitários receberam a informação de que ficariam 14 dias na quarentena. Desde o último domingo (8), eles recebem todas as refeições e foram orientados a saírem o menos possível do quarto. Neste período, o principal passatempo é estudar, conversar e assistir. Com estas distrações e o benefício de nenhum deles apresentar sintomas da doença, o ânimo dos envolvidos continua elevado.  

Gustavo, ainda cogitou a ideia de voltar ao Brasil, mas segundo ele, depois de pensar em todo esforço empregado para ir até o país europeu, desistiu e decidiu enfrentar esta fase, apesar das futuras mudanças realizadas em sua rotina de prevenção. “Passar por uma situação como essa muda a visão de mundo de qualquer pessoa. Pelo menos mudou a minha. Com toda certeza o cuidado com a saúde vai ser redobrado na minha rotina, principalmente no ato de lavar mais vezes a mão durante o dia. Evitar também a mania de sempre levar as mãos no rosto. ” Explicou.

Pela visão do brusquense, antes mesmo do primeiro caso confirmado em Portugal, as pessoas já aparentavam ter bastante consciência sobre os cuidados necessários para prevenção da doença. Nos mercados e farmácias já era difícil encontrar álcool em gel e máscaras. Enquanto em sua residência, as pessoas mantinham certo grau de cuidado, mas não tão elevado como neste período de quarentena.

A universidade suspendeu todas as atividades por tempo indeterminado. “Entretanto, até onde sei apenas a residência universitária de Santa Tecla foi colocada em quarentena, mais precisamente o meu bloco (bloco B) e o bloco D.” Informou, Gustavo. A Universidade do Minho publicou um despacho com todas as informações sobre a quarentena. 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Por pouco veículo não cai em rio Itajaí Mirim

Na tarde desta sexta-feira (27), o Corpo de Bombeiros foi acionado na ponte Santos Dummont, para atendimento de suposto capotamento. No entanto, ao chegar ao local foi constatado apenas perda de direção. Segundo o motorista do carro prata com placa de Brusque, o pneu furou na curva, enquanto seguia pela rua Luiz Gonzaga Werner em direção ao bairro Santa Terezinha. Devido ao incidente o motorista perdeu o controle e o carro saiu da estrada. O motorista...
Continuar lendo...

Presidente da Acibr: "O momento é de pensar na saúde, mas teremos dias difíceis no aspecto econômico"

Participou na manhã desta quinta-feira (19) da programação do Rádio Revista Cidade a presidente da Associação da Associação Empresarial de Brusque, Rita de Cassia Conti, e conforme ela o momento é de acatar o decreto, pensar na saúde da população, mas ela prevê dias difíceis no aspecto econômico. Conforme ela, algumas empresas e indústrias estão funcionando com baixa no quadro...
Continuar lendo...

OAB pede que prazos de tributos municipais de Brusque, Guabiruba e Botuverá sejam revistos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Brusque, entrou com pedido para que as prefeituras de Brusque, Guabiruba e Botuverá alterem o calendário de cobranças de alguns tributos municipais. O motivo é a situação que vive o país e o mundo, bem com estas cidades, quanto ao Covid-19 (Cotonavírus). O pedido é para que os prazos de pagamentos de impostos com IPTU, ISSQN, entre outros, seja ampliado. De acordo com...
Continuar lendo...