Escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz completa 80 anos

Uma das escolas mais tradicionais de Brusque comemorou 8 décadas de fundação nesta quarta-feira (4). A data marca o aniversário da Escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz, no bairro São Pedro, que celebrou com um bolo gigante e muitas atividades realizadas pelos alunos, com apresentações e também ações internas idealizadas pelos professores.

O evento de comemoração contou com a presença do vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, da secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, bem como do tenente-coronel do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, comandante Otávio Manoel Ferreira Filho, ex-diretores, pais e demais membros da comunidade. O vereador Cleiton Bittelbrunn representou o poder legislativo.

Uma presença marcante foi a de Ernestina Maria Ramos da Luz, 85 anos, filha de Georgina. Junto com a irmã, Licinia, 92 anos, ela é a única filha viva de um total de 11 irmãos, e esteve presente junto com Angela, neta da professora que dá nome à escola. “Creio que essa homenagem é muito importante, pois ela (Georgina) teve um papel muito importante na educação”, destaca a filha da professora.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, comenta que é uma grande felicidade para o poder público celebrar os 80 anos da escola, que é uma das referências em Brusque. “Queria parabenizar a toda a comunidade do São Pedro, alunos, professores, diretores, e a todos que já passaram por aqui. Brusque só tem a agradecer a todos que construíram a história dessa escola”.

A secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, lembrou dos bons índices da educação brusquense. Ela ressaltou que a escola não é apenas um ambiente de aprendizagem, mas sim de oportunidades. “Essa escola leva o nome de uma professora, nada mais do que apropriado que uma unidade escolar tenha o nome de uma profissional da educação”, disse, agradecendo a presença de familiares dos alunos, professores e da comunidade.

A diretora da escola, Maria Goretti Galassini Fantini, ressalta que iniciou como professora na unidade de ensino há 21 anos e diz que hoje o ambiente tem como prioridade o conhecimento, mas também o acolhimento de alunos que muitas vezes buscam na escola o apoio que necessitam. “A escola Georgina faz a diferença na educação de Brusque. Os alunos, quando saem daqui, saem preparados para todos os ciclos do conhecimento, com muito caráter e humildade para encarar as adversidades”.

Quem foi Georgina de Carvalho Ramos da Luz

Georgina de Carvalho Ramos da Luz nasceu em Lages, em 21 de outubro de 1992. Descendente de famílias tradicionais do estado, era prima de Hercílio Luz, ex-governador do estado, e carregava também o sobrenome dos Ramos, de Lages.

Em 1913 passou a trabalhar numa escola no barro Estreito, entre São José e Florianópolis. Em 18 de junho de 1917 fi transferida para Brusque, onde começou a lecionar na escola Feliciano Pires. Também dava aula em casa gratuitamente para alemães que chegavam na cidade e tinham dificuldades com o português.

Se aposentou em 30 de junho de 1936. Além de lecionar, também escreveu em jornais, fazia discursos para políticos e recebeu diversas homenagens, entre elas a de professora mais idosa. Faleceu em 29 de abril de 1976, aos 83 anos, na cidade de São José.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Apenas ônibus fretados continuam em circulação

Devido a atual situação do estado de Santa Catarina foi decretado a proibição do transporte municipal e intermunicipal pelo período de sete dias. Os transportes coletivos da empresa Santa Luzia ainda estavam em circulação no perímetro urbano nesta quarta-feira (18), pois a empresa foi pega de surpresa com o decreto do estado. Artur Klann, diretor da empresa, em entrevista para a Rádio Cidade, explicou mais sobre a...
Continuar lendo...

ACIBr participa de encontro da Frente Parlamentar Têxtil em Brasília

A presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Rita Cassia Conti, esteve em Brasília (DF) nesta quarta-feira, 11 de março, durante o encontro da Frente Parlamentar Têxtil e de Confecção 2020. Também participaram do evento os coordenadores e membros dos Núcleos de Fabricantes de Toalhas e de Beneficiamento Têxtil, além do presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e...
Continuar lendo...

Doação de sangue não pode parar com pandemia, orienta Ministério da Saúde

Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças...
Continuar lendo...