Realizada aula inaugural do Curso de Proteção e Defesa Civil

Na noite de segunda-feira (02), no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Brusque aconteceu a aula inaugural do Curso de Proteção e Defesa Civil em sistema EaD – Educação a Distância, para bombeiros militares, bombeiros comunitários e alunos bombeiros comunitários da circunscrição da 3ª Companhia de Bombeiro Militar, Brusque, Guabiruba e Botuverá. Este curso é uma parceria entre a Companhia de Brusque, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Blumenau e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado, sendo pioneiro no Estado.

O objetivo principal é capacitar os alunos para atuarem de forma eficaz na gestão de riscos e desastres. É um diferencial na formação, principalmente dos alunos do Curso de Formação de Bombeiros Comunitários, que estão iniciando o processo de aprendizagem e adaptação dentro da corporação.

A aula magna teve como instrutores o Coronel BM da Reserva Remunerada, Alexandre Corrêa Dutra, Diretor de Gestão de Educação da DCSC, que relatou a função, estrutura e um histórico da Defesa Civil do Estado, explanando sobre os principais eventos ocorridos em nossa região e o quanto isso mudou a nossa forma de pensar em Proteção e Defesa Civil. Também participou a professora doutora, Maria Hermínia Schenkel, Gerente de Inteligência e Produção Acadêmica, que apresentou um histórico sobre educação a distância no mundo e a interface do ambiente virtual do site da Defesa Civil.

A aula ainda contou com a presença do Capitão BM, Jacson Luiz de Souza, Comandante da 3ª Companhia de Bombeiro Militar de Brusque, que na ocasião também se encontra na situação de aluno, Eder Aparecido de Carvalho, Diretor-Geral do IFC Campus Brusque, que gentilmente cedeu o espaço para a realização da aula, e o Cabo BM Fabrício da Costa Lopes, Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil - Regional Blumenau e Tutor do referido curso.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões