Pesquisa aponta consumo precoce de alimentos ultraprocessados entre crianças brusquenses

Com o objetivo de avaliar a alimentação, o crescimento e desenvolvimento das crianças de Brusque, cerca de 200 delas, menores de 10 anos, passaram por uma avaliação antropométrica, com medição de peso e altura e responderam um questionário do Ministério da Saúde sobre o consumo alimentar. A ação foi realizada no dia 15 de fevereiro, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Steffen, Águas Claras, Dom Joaquim e no Centro, durante o Dia D de vacinação contra o Sarampo.

Como resultado da avaliação, verificou-se que 38% de crianças menores de dois anos consumiram biscoitos recheados, doces ou guloseimas; 13% macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e biscoitos salgados além do consumo habitual de bebidas adoçadas.

O consumo de hambúrguer e outros alimentos embutidos, como presunto, salame ou mortadela, estava presente na alimentação de 22,5% dos entrevistados, um dado considerável, como explica a nutricionista Rafaela Lopes Doria: “Isso revela a exposição cada vez mais precoce a alimentos inadequados para a idade. De maneira geral, desde os primeiros anos de vida, as crianças estão consumindo pouca variedade de alimentos in natura como frutas, legumes e verduras e minimamente processados como arroz e feijão, por exemplo”.

Ela aponta ainda que “o consumo de ultraprocessados, como salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, refrigerantes e sucos artificiais estão fazendo parte da alimentação muito precocemente, o que causa uma grande preocupação, já que a exposição precoce a esse tipo de alimentos podem trazer diversos prejuízos ao desenvolvimento infantil”.

A pesquisa com crianças com idade entre cinco e nove anos revelou que 63% das crianças nesta faixa etária tem o hábito de fazer as refeições utilizando celulares, em frente ao computador ou assistindo TV. “A falta de atenção durante o ato de comer está intimamente associado ao consumo de alimentos densamente calóricos e de baixo valor nutritivo”.

Esta estratégia faz parte do Programa Crescer Saudável, que consiste num conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, com vistas a prevenção, redução e controle da obesidade infantil. O Programa, aderido em 2019 pelo município de Brusque, através da parceria entre Unidades Básicas de Saúde e escolas do município, realiza ações de Vigilância nutricional, promoção a alimentação adequada e saudável e a prática de atividades físicas, além ações voltadas para a oferta de cuidado a crianças que apresentam obesidade.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Coronavírus já ocasionou 18 mortes no Brasil

Na manhã deste domingo (22) por volta das 07h40min o Ministério da Saúde repassou mais um boletim atualizando dados de casos confirmados de coronavírus no país. Já são registrados 1.201 casos e 18 mortes no Brasil, 15 em São Paulo, e 3 no Rio de Janeiro. Em uma entrevista na sexta-feira (20) o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o Ministério trabalha com a possibilidade de que os casos de coronavírus...
Continuar lendo...

Quatro bairros de Brusque terão vacinação contra a gripe em residências nesta quarta-feira (1º)

  A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, informa que nesta quarta-feira (1º), as equipes de vacinadores vão visitar as residências de idosos, com idade superior a 60 anos, cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Volta Grande, Bateas, Steffen e Cerâmica Reis. As equipes trabalham entre 8h30 e 12h e das 13h às 16h30. Para...
Continuar lendo...

Campanha de vacinação contra o H1N1 vai priorizar idosos

Os idosos terão prioridade e espaço reservado para receber as doses da vacina contra o H1N1 em Brusque. A campanha começa na próxima segunda-feira (23). Os com cadastro atualizado na Secretaria Municipal da Saúde serão vacinados em casa. Será montada uma sala de vacinação na sede d secretaria, anexo ao prédio da Policlínica, no Centro. Inicialmente, apenas os idosos (pessoas com mais de 60 anos de idade)...
Continuar lendo...