Ministério da Saúde confirma segundo caso de coronavírus no Brasil

Ministério da Saúde (MS) informou neste sábado (29) que foi confirmado o segundo caso do novo coronavírus no país. Pelo Twitter, a pasta disse hoje que o paciente infectado também é de São Paul e esteve na Itália, ou seja, é um caso importado. De acordo com a pasta, não há evidencias de circulação do vírus em território nacional. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) informa que 182 casos suspeitos de coronavírus são monitorados no Brasil.

Mais cedo, o ministério informou também hoje que vai alterar o fluxo de notificação dos casos suspeitos do novo coronavírus a partir da próxima segunda-feira (2). Com a mudança, a pasta vai deixar de centralizar as informações e passar a considerar integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. "A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença", disse o MS.

Segundo o ministério, o novo fluxo foi acordado com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A pasta informou ainda que as equipes dos ministérios vem treinando os estados, ao longo das últimas semanas, para consolidar os dados sobre notificação de casos suspeitos.

"A partir de agora as secretarias estaduais ficarão responsáveis por fazer a análise dos seus casos. Depois enviarão os dados mais refinados para o Ministério da Saúde", explicou o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo.

Procedimento similar já foi adotado em relação aos laboratórios para realizarem os exames para coronavírus. Inicialmente, o diagnóstico era realizado apenas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Atualmente, também são considerados laboratórios de referência nacional: Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Goiás, em Goiânia. Esses laboratórios já capacitados irão ajudar no esforço nacional de ampliação da capacidade laboratorial dos demais Lacens nos estados.

 

Fonte: Agência Brasil 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque chega a 50 casos de Covid-19 nesta quinta-feira

O município de Brusque conta agora com 50 casos confirmados de Covid-19. A última confirmação é de um homem de 43 anos. Até esta quinta-feira (30) são 27 homens e 23 mulheres. Dois pacientes se encontram internados na enfermaria e nenhum na UTI.  A faixas etária com maior número de casos registrados é entre 30 e 39 anos, com 12 casos e 50 a 59 anos, com o mesmo número de doentes. Com idade entre 20 e 29 anos...
Continuar lendo...

PL fará Convenção na segunda para confirmar Gomes e Lima

O Partido Liberal (PL) de Brusque vai apostar em chapa pura para concorrer nas eleições municipais deste ano. Na próxima segunda-feira (7), a legenda realiza a convenção que deve homologar os nomes do coronel PM Moacir Gomes Ribeiro como candidato a prefeito e do vereador Sebastião Lima como vice. De acordo com o presidente do partido, Leandro Noldin, o PL vai apostar em uma candidatura 100% pura, sem o apoio ou aliança com outras...
Continuar lendo...

Como conferir se o CPF foi usado em uma fraude do Auxílio Emergencial

Os brasileiros que suspeitam de fraudes no pedido de auxílio emergencial com o uso dos seus dados podem consultar a página do benefício para verificar as informações. Nela, o cidadão deve informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Segundo o tutorial para consultar a situação do benefício, há cinco respostas possíveis para o pedido de auxílio que podem ajudar a entender se...
Continuar lendo...