Infectologista esclarece dúvidas sobre o novo coronavírus

Com o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, a Vigilância Epidemiológica de Brusque tem recebido muitas dúvidas de moradores quanto à doença. No momento, o município não possui casos suspeitos e monitora duas pessoas, sem sintomas, que chegaram recentemente da Itália.

O médico infectologista, Ricardo Alexandre Freitas, explica que os cuidados com o novo coronavírus são muito parecidos com os de um resfriado comum, como lavar bem as mãos com água e sabão e utilizar o álcool em gel. “Não há motivo para pânico. Porém, precisamos estar atentos e nos prevenir, como fizemos com outras doenças, como a Influenza”.

O médico ressalta, ainda, que quem possui alguma doença respiratória, como um resfriado, deve manter a chamada etiqueta da gripe. “Evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, ou mesmo utilizar máscara que cubra o nariz e a boca. São ações simples que evitam a disseminação de vírus”.

Os sintomas do coronavírus são muito parecidos com o de um resfriado comum, tosse seca, febre e cansaço são os principais, mas alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. A transmissão se dá por contato físico, como beijo, aperto de mão; pelo ar, e por gotículas de espirro de pessoas contaminadas, além de superfícies contaminadas, como um corrimão de escada.

Pessoas que tenham feito viagens recentes a países com alta incidência do vírus, como China, Japão e Itália, devem ficar atentos e, se manifestarem alguns dos sintomas, devem procurar o serviço de saúde. Viagens para estes locais devem ser evitadas neste momento.

No Brasil há 162 casos suspeitos do novo coronavírus, sendo oito deles em Santa Catarina. “O vírus não chegou ao nosso estado, mas devemos estar cientes que ele ainda chegará, para isso devemos estar preparados para nos prevenir, mas reforçamos, não há motivos para pânico”, finaliza.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Advogados pedem impeachment de Moisés

Na tarde desta terça-feira (14) foi confirmada a informação de que um grupo de advogados protocolaram junto a Assembleia Legislativa pedido de impeachment do governador Carlos Moisés da Silva. O grupo de advogados que fez o pedido se identifica como movimento “Vem pra Direita Floripa”. A tese defendida pelos advogados é de que o governador catarinense tenha cometido crime de responsabilidade, improbidade administrativa e contra a...
Continuar lendo...

Guabiruba registra mais de 20 casos de Covid-19 em 24 horas

A cidade de Guabiruba confirmou nesta segunda-feira (20) mais 23 casos de pessoas infectadas por Coronavírus. Os números fazem parte do Boletim Diário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Confira o boletim epidemiológico desta segunda-feira, 20/07, de Guabiruba Números da Covid-19 em Guabiruba:  Casos suspeitos: 72 (Coletado material para exame)  Casos confirmados: 188 (Resultado da coleta deu...
Continuar lendo...

Justiça decreta prisão de mulher infectada e que ameaçava espalhar vírus

Uma mulher, que foi diagnosticada com Covid-19, e sua família estão obrigados pela justiça a ficar em isolamento dentro de casa. A decisão judicial se deve pelo fato de ela  se recusar a cumprir o isolamento e ainda sair pelas ruas afirmando que iria contaminar outras pessoas. O caso aconteceu na cidade de São João do Sul, no Sul de Santa Catarina. A decisão da justiça atendeu um pedido feito pelo Ministério...
Continuar lendo...