Infectologista esclarece dúvidas sobre o novo coronavírus

Com o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, a Vigilância Epidemiológica de Brusque tem recebido muitas dúvidas de moradores quanto à doença. No momento, o município não possui casos suspeitos e monitora duas pessoas, sem sintomas, que chegaram recentemente da Itália.

O médico infectologista, Ricardo Alexandre Freitas, explica que os cuidados com o novo coronavírus são muito parecidos com os de um resfriado comum, como lavar bem as mãos com água e sabão e utilizar o álcool em gel. “Não há motivo para pânico. Porém, precisamos estar atentos e nos prevenir, como fizemos com outras doenças, como a Influenza”.

O médico ressalta, ainda, que quem possui alguma doença respiratória, como um resfriado, deve manter a chamada etiqueta da gripe. “Evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, ou mesmo utilizar máscara que cubra o nariz e a boca. São ações simples que evitam a disseminação de vírus”.

Os sintomas do coronavírus são muito parecidos com o de um resfriado comum, tosse seca, febre e cansaço são os principais, mas alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. A transmissão se dá por contato físico, como beijo, aperto de mão; pelo ar, e por gotículas de espirro de pessoas contaminadas, além de superfícies contaminadas, como um corrimão de escada.

Pessoas que tenham feito viagens recentes a países com alta incidência do vírus, como China, Japão e Itália, devem ficar atentos e, se manifestarem alguns dos sintomas, devem procurar o serviço de saúde. Viagens para estes locais devem ser evitadas neste momento.

No Brasil há 162 casos suspeitos do novo coronavírus, sendo oito deles em Santa Catarina. “O vírus não chegou ao nosso estado, mas devemos estar cientes que ele ainda chegará, para isso devemos estar preparados para nos prevenir, mas reforçamos, não há motivos para pânico”, finaliza.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Polícia Civil prende homem que descumpriu medida protetiva e agrediu ex-mulher

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Brusque, prendeu no final da tarde de terça (27), um homem de 36 anos suspeito de descumprir medida protetiva de urgência que havia sido decretada em favor de sua ex-mulher.    De acordo com o apurado até o momento, o suspeito estaria descumprindo a medida reiteradamente, entrando em contato com a vítima e...
Continuar lendo...

Morte no trânsito de Brusque na noite deste sábado

 O trânsito de Brusque registrou mais uma morte. Um acidente na Rua Maximiliano Furbringer, bairro Jardim Maluche, acabou na morte de um homem de 28 anos de idade, que trabalha como motoboy. Ele teria sido atingido por um veículo Gol, conduzido por um homem de 45 anos de idade. De acordo com os socorristas do Corpo de Bombeiros, o motociclista pilotava uma moto Fan 125 e foi encontrado caído na via, com ferimentos por todo o corpo, politraumatizado, apresentando...
Continuar lendo...

Confira o resultado da Promoção Natal Premiado

Na noite de quarta-feira (23) a Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba, CDL, realizou o sorteio da promoção “Natal Premiado”. A premiação oferecida aos participantes foram uma motocicleta CG 160, no valor de R$ 10,5 mil e cinco vale-compras de R$ 500 cada. A participação da população foi ótima na avaliação do presidente da CDL Guabiruba, Giovani Ricardo Piaz. Foram mais de 87 mil cupons foram...
Continuar lendo...