Executivo recebe réplica do retrato do barão de Schneeburg

O Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim - Casa de Brusque divulgou na noite de quinta-feira (27)  a imagem do barão de Schneeburg, que foi fundador e administrador de Brusque. A réplica da fotografia, encontrada no Museu Histórico de Santa Catarina, fará parte do acervo do local.  O prefeito Jonas Paegle, o vice-prefeito Ari Vequi e o superintendente da Fundação Cultural Igor Balbinot prestigiaram a solenidade. Na ocasião, também foi lançado o anuário 2019 “Notícias de Vicente Só”. 

A administração municipal foi presenteada com a réplica do retrato do barão de Schneeburg. “Neste local, a nossa comunidade pode conferir peças históricas, como: teares, móveis, louças e objetos pessoais de famílias tradicionais, entre outros. Além de um amplo acervo fotográfico, que nesta noite ganha ainda mais destaque com esta extraordinária memória, que segundo foi divulgado, levou 162 anos para conhecermos: o verdadeiro rosto do barão de Schneeburg. O Poder Público Municipal parabeniza a iniciativa da Casa de Brusque, de fazer cópias desse retrato encontrado, e presentear o Executivo, bem como os representantes dos demais Poderes constituídos da nossa cidade e de Guabiruba”, ressaltou Paegle. 

Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do museu para o município. “Os museus são locais responsáveis por preservar a história e passá-la de geração em geração. A Casa de Brusque, cumpre com maestria o seu papel na nossa cidade”, destacou. 

De acordo com ele, é importante lembrar que o barão de Schneeburg foi um grande administrador e doou grande parte da sua vida para o município, pois com poucos recursos fez a colônia prosperar. “Ele enfrentou  desafios que, dadas as proporções, são iguais ou muito semelhantes aos que superamos na atualidade. Superou três enchentes e nunca desistiu de fazer a localidade prosperar, mesmo com poucos recursos. A Brusque de hoje, deve muito a dedicação do barão. Por isso, essa noite é tão importante para nossa cidade e para todo cidadão que nasceu aqui ou escolheu Brusque para viver!”, completou. 

O vice-prefeito também parabenizou o museu pela iniciativa. “Aqui encontramos um rico acervo, que preserva e conta a história do município desde a sua fundação. Graças ao trabalhos dos historiadores agora toda a comunidade poderá ter acesso a verdadeira imagem do Barão. Nossos cumprimentos aos profissionais da Casa de Brusque, que não mediram esforços para encontrar este retrato, e que não medem esforços para preservar a nossa história”, salientou Vequi.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Adolescente desaparece na mata e movimenta equipes de salvamento

Uma família de Nova Trento passou por drama entre o final da tarde de ontem, quinta-feira (16), e o início da madrugada de hoje, sexta-feira (17). É que um rapaz de 17 anos, portador de autismo, acabou desaparecendo na mata. Ele havia ido ao pasto próximo da residência com o pai e não foi mais visto. O fato foi registrado na região de São Valentim. Policiais militares foram acionados e pediram ajuda a equipes dos bombeiros e do canil da...
Continuar lendo...

Novos casos de Covid-19 são registrados em Brusque

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 42 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (11) agora são 5.108 diagnósticos positivos. Destes, 4.955 são considerados recuperados e 101 ativos. Atualmente, 169 casos estão sendo investigados e 607 moradores são monitorados em suas residências. No hospital estão internados cinco pacientes em...
Continuar lendo...

Transporte coletivo de Brusque estará suspenso a partir desta segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (20), os transportes coletivos municipais e intermunicipais de Brusque estarão suspensos. A medida foi uma das anunciadas nesta sexta-feira (17) pelo governador Carlos Moisés, devido a cidades como Brusque e Guabiruba se enquadrarem em uma das sete regiões do estado classificadas em situação gravíssima. O diretor do coletivo de Santa Luzia, Arthur Klann, ressaltou ter sido pego de surpresa pelas novas...
Continuar lendo...