Dormir bem é essencial para se evitar problemas de saúde

O bate papo desta quarta-feira (19) no programa Rádio Revista Cidade foi com o médico neurologista Osvaldo Quirino de Souza. A conversa discorreu sobre os distúrbios do sono e a importância de as pessoas se aterem a uma noite bem dormida para evitar diversos problemas de saúde.

Segundo o médico, o tempo ideal de sono para uma pessoa adulta deve ficar entre seis e nove horas. Dessa forma, o cérebro consegue o tempo necessário de repouso para comandar as demais funções do corpo sem acelerar desgastes.

Outra situação recomendada por ele é quanto às posições do corpo para um sono tranquilo. Acomodar-se de maneira que não force membros como a coluna e cabeça são maneiras que auxiliam a se ter um sono tranquilo.

O médico ainda lembra que espaço com menos luminosidade, bem arejados contribuem para um bom sono. Além disso, evitar a ingestão de alimentos antes de dormir, também é algo positivo para quem busca educação do sono.

A ingestão de cafeína, refrigerante e álcool próximo do horário de dormir também não são recomendados.

Da mesma forma, que tem dificuldade para dormir deve evitar atividades físicas antes de ir para cama.

“É recomendado que se faça durante o dia. Ou em período distante do sono. Porque o corpo ainda vai estar queimando energia e isso dificulta o sono”, pontua ele.

O sono, segundo o médico, está relacionado com problemas de saúde como derrame cerebral, infarto, obesidade, diabetes e distúrbios do humor.

“O nossos corpo é um só. Ele está, totalmente, interligado. Aquilo que está dissonante tem que tentar ser corrigido”, prossegue ele.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões