Dormir bem é essencial para se evitar problemas de saúde

O bate papo desta quarta-feira (19) no programa Rádio Revista Cidade foi com o médico neurologista Osvaldo Quirino de Souza. A conversa discorreu sobre os distúrbios do sono e a importância de as pessoas se aterem a uma noite bem dormida para evitar diversos problemas de saúde.

Segundo o médico, o tempo ideal de sono para uma pessoa adulta deve ficar entre seis e nove horas. Dessa forma, o cérebro consegue o tempo necessário de repouso para comandar as demais funções do corpo sem acelerar desgastes.

Outra situação recomendada por ele é quanto às posições do corpo para um sono tranquilo. Acomodar-se de maneira que não force membros como a coluna e cabeça são maneiras que auxiliam a se ter um sono tranquilo.

O médico ainda lembra que espaço com menos luminosidade, bem arejados contribuem para um bom sono. Além disso, evitar a ingestão de alimentos antes de dormir, também é algo positivo para quem busca educação do sono.

A ingestão de cafeína, refrigerante e álcool próximo do horário de dormir também não são recomendados.

Da mesma forma, que tem dificuldade para dormir deve evitar atividades físicas antes de ir para cama.

“É recomendado que se faça durante o dia. Ou em período distante do sono. Porque o corpo ainda vai estar queimando energia e isso dificulta o sono”, pontua ele.

O sono, segundo o médico, está relacionado com problemas de saúde como derrame cerebral, infarto, obesidade, diabetes e distúrbios do humor.

“O nossos corpo é um só. Ele está, totalmente, interligado. Aquilo que está dissonante tem que tentar ser corrigido”, prossegue ele.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Desrespeito leva Prefeitura a adotar medidas mais rígidas

Depois do registro de aglomero no topo do Morro São José no último feriado, a Prefeitura de Guabiruba decidiu decretar medidas para controlar o acesso aos pontos turísticos em todo o município. A iniciativa se faz necessária considerando a situação de emergência e calamidade pública no país em função do novo Coronavírus e pelo fato de o isolamento social ainda ser a melhor maneira de evitar a...
Continuar lendo...

Acidente em cima da ponte deixa motociclista ferida

A colisão entre um carro e uma motocicleta deixou uma mulher ferida no início da tarde desta quarta-feira, no Centro de Brusque. A colisão foi na Rua Prefeito Germano Schaefer, por volta de 12:02. O acidente aconteceu, segundo o Corpo de Bombeiros, em cima da ponte Artur Sclösser, próximo ao terminal urbano. Um veículo Fiat Palio, com placas de Brusque, tinha na direção a mulher de 37 anos de idade, que nada sofreu. O carro...
Continuar lendo...

Brusque FC supera o Brasil no primeiro jogo em Pelotas

Bruscão venceu o primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil, em Pelotas.  Nesta quinta-feira, 12, o quadricolor do Vale visitou o Brasil no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, pela terceira fase, e venceu pelo placar de 1 a 0. Thiago Alagoano marcou no primeiro tempo. Foi um início de jogo equilibrado até os 20 minutos. Na segunda parte do primeiro tempo a equipe de Jersinho Testoni cresceu na partida e criou várias oportunidades até marcar...
Continuar lendo...